Circolando e a magia do circo em Salvador: uma nova perspectiva para a arte na cidade
Confira o que aconteceu nos dois dias de programação em diferentes espaços da cidade.
*Por Nádia Conceição – Agência de Notícias Ciência e Cultura
A alegria e magia do circo estiveram presentes nas praças de Salvador com a realização do primeiro Circolando 2013. O evento levou apresentações e oficinas circenses gratuitas às praças Terreiro de Jesus e Pedro Arcanjo, no Centro Histórico de Salvador, e no Parque de Pituaçu e Circo Picolino, nos dias 16 e 17 de agosto.
Realizado por estudantes do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA, o Circolando contou com participações já conhecidas no cenário circense, como o ator e diretor Demian Reis, a Cia Opa!Lhaços e a Cia. Pé na Terra, o grupo Ereoatá e o grupo Trupe Treco.
A iniciativa do Circolando foi parabenizada pelo ator Demian Reis, que ministrou a oficina de Palhaçaria no primeiro dia do evento. Na oportunidade, Reis enfatizou a importância do incentivo à arte e a disseminação da cultura do circo na cidade. “A iniciativa do Circolando é muito legal e interessante, pois tudo que for para fomentar a arte, em especial as artes cênicas, que abrange a arte do circo, do palhaço, merece apoio. A arte do circo é em geral ausente da grande mídia e, com o Circolando, muita gente se beneficiou da programação, pois nela o circo se abre para as ruas e também mostra o circo como um lugar acessível a muitas pessoas”, afirma.
Também fez parte do Circolando a exposição fotográfica Circos & Palhaços, realizada na Praça Pedro Arcanjo. A mostra é parte integrante da pesquisa “A Memória do Circo Mambembe: o palhaço Cadilac e a reinvenção de uma tradição”, realizada de 2010 a 2012 por Alda Souza, mestranda em Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação da Escola de Teatro da UFBA. O primeiro dia do projeto foi encerrado com Circolando – A Festa, que contou com as apresentações do DJ Berg Benoni e da banda Cabeça de Nós Todos.
O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares Identitárias – CCPI, com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) através do edital PROEXT/Eventos 2013.
Veja mais informações na página oficial do projeto e nas redes sociais: facebook.com/projetocircolando e twitter.com/@procircolando.