Circulô 2.0: Projeto da FAUFBA leva cultura e debates para o campus

O encontro, que visa desenvolver e concretizar projetos dentro das comunidades, acontece neste final de semana

 

Entre os dias 2 e 3 de agosto, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), acontece a 2ª edição do projeto “Circulô 2.0: A rua é noix”. O evento começa na sexta-feira, às 18h, com mesa de abertura institucional, batalha da UFBA e coquetel para jovens mobilizados. Já no sábado, o encontro acontece às 8h, com oficinas culturais, roda de integração e festival cultural até às 22h. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas através de formulário disponível nas redes sociais do projeto. 

Idealizado pelo Coletivo Resistência Preta (CRP), uma plataforma social do Movimento Negro que atua na capital, focada nas periferias, afro-inscrição, garantia de direitos e participação política, e organizado pelo Núcleo de Juventudes do Coletivo Resistência Preta (CRP). O evento tem o papel de integrar as juventudes que não estão “organizadas” em grupos sociais, coletivos ou movimentos estudantis, proporcionando um espaço para a construção coletiva de propostas de políticas públicas. O projeto tem como propósito estimular a juventude a reivindicar políticas públicas e questionar  sobre seus direitos e os seu papel perante a sociedade. 

O projeto é resultado de ações do núcleo de juventude, tendo como principal objetivo unir as juventudes negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ dos territórios periféricos, dada a dificuldade sociais que impossibilita que desses jovens ocupem determinados espaços, seja devido à crescente violência ao tráfico ou questões mais básicas como acessibilidade e transporte. 

Em sua primeira edição, que ocorreu em julho de 2023 na Universidade Estadual da Bahia – UNEB, reuniu centenas de jovens em busca de capacitação e empoderamento. Este ano a estimativa é que haja um alcance ainda maior, em virtude da inicialização de uma extensão de políticas públicas educacionais dentro da UFBA, para alunos e professores. Extensão essa que visa ampliar o debate sobre o acesso da juventude aos espaços de poder e tomadas de decisões (principalmente dentro das universidades) , o direito à cidade que engloba: infraestrutura, acessibilidade, inclusão, ocupação do espaço público e acesso a outros equipamentos sociais e culturais na cidade.

 

Serviço: “Circulô 2.0: A rua é nóix”

Onde: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia

Quando: 02 e 03 de agosto

Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *