Confira a programação gratuita online do Enecult 2020 que começa nesta terça-feira
16ª edição do evento será transmitida do dia 15 a 18 de setembro no site oficial, YouTube e Facebook
O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) 2020 começa nesta nesta terça-feira (15). Com transmissão online das mesas e atrações culturais, o evento será aberto ao público no canal do YouTube, na página no Facebook e no site, onde também poderá ser feita a inscrição, até o dia 18 deste mês, para garantir certificado das atividades.
Com tema “Cultura é Vida”, o Enecult virtual traz reflexões sobre pandemia e desdobramentos na cultura. O encontro terá uma programação diversa, com lançamentos de livros, atrações culturais, aula-show, 12 mesas de debates e uma de encerramento, sem apresentações de trabalhos. O evento contará com a presença de pesquisadores de diversas partes do Brasil e do mundo, abrangendo temas que vão desde os impactos da covid-19 na economia criativa às atuais disputas político-culturais no Brasil.
A 16ª edição do enecult é promovida pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A conferência de abertura “Brasil hoje, Cultura e Universidade” acontece no dia 15 de setembro, nesta terça-feira, das 9h30 às 11h, terá a participação de Paulo Miguez, vice-reitor da UFBA e pesquisador na área de economia da cultura. Ele fará um panorama sobre as relações da cultura e universidade no Brasil nos dias atuais. A mesa terá mediação de Lynn Alves, que faz parte da coordenação do CULT e é professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA).
Também na terça, das 11h às 12h, coordenado pelo professor Albino Rubim, as pesquisadoras Angela Andrade e Sophia Rocha, ambas integrantes do CULT, apresentarão o “Mapeamento Cultural da UFBA”, tomando 2019 como exemplo para falar sobre como a cultura perpassa toda universidade. Já no dia 16, quarta-feira, a docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lucia Santaella, estará na mesa “Os Processos de Semioses das Fake News”, das 14h às 16h, ao lado de Ronaldo Henn (UniSinos), Renata Gomes (UFRB) e Lidiane Pinheiro (UNEB).
No dia 17, quinta-feira, das 14h às 16h, a atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão, a historiadora Rosana Miziara, do Museu da Pessoa e o professor José Márcio Barros, do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), estarão na mesa “Diversidade cultural e polifonia de narrativas”. Na mesmo dia, às 19h, o encontro “Coleção Cult” apresenta a trajetória, números, processos de criação e publicação da Coleção CULT. A mesa será composta por obras marcantes para o debate das políticas e expressões culturais, ao longo dos últimos treze anos.
A programação detalhada de todas mesas e atividades do evento pode ser conferida aqui!