Cultura científica e percepção pública da ciência serão debatidas na Facom
O evento é uma realização conjunta da Facom, PPGEFHC e Academia de Ciências da Bahia
Por Kelven Figueiredo
Acontece na próxima quinta-feira, 24/08, às 15h, no auditório da Facom, a palestra “Cultura Científica e Percepção Pública da Ciência” que contará com a presença do professor Carlos Vogt, criador e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp). O evento é uma realização conjunta da Facom, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA e Academia de Ciências da Bahia (ACB).
Vogt é um dos responsáveis pela difusão do conceito de cultura científica no Brasil e por estudos de percepção pública da ciência levados a efeito em São Paulo e outros estados brasileiros, em articulação com parceiros ibero-americanos. Entre suas contribuições teóricas está, por exemplo, a exploração da ideia de espiral da cultura científica, um esforço significativo para compreender os percursos sociais da informação sobre a produção de conhecimento científico, desde a comunicação entres pares até a mais ampla divulgação de resultados de pesquisa científica para a sociedade através da mídia.
Vogt esteve em Salvador em 2012, a convite do então presidente da ACB, professor Roberto Santos, justamente para expor numa conferência sua visão e experiência nos estudos de percepção pública da ciência. As possibilidades e resultados por ele apresentados foram estímulo suficiente para que a Academia baiana decidisse a patrocinar, no ano seguinte, um amplo estudo sobre a percepção pública da ciência em Salvador. O projeto teve suporte técnico do Instituto Datafolha e a coordenação dos professores Othon Jambeiro (Facom) e Maurício Barreto (Instituto de Saúde Coletiva), ambos membros fundadores da Academia.
Em sua nova visita a Salvador, Carlos Vogt deve incluir em sua fala os desdobramentos mais recentes do conceito de cultura científica e da busca por novos e mais complexos indicadores de ciência, tecnologia e inovação, capazes de ampliar a acuidade e a profundidade dos estudos de percepção pública da ciência.