Edital Proext/Cursos livres UFBA/MAM inscreve até 18 de fevereiro
*Da Redação – informações da Pró-Reitoria de Extensão
O edital Proext/Cursos livres UFBA/MAM está com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro. O Programa visa a realização de ações gratuitas de formação voltadas para a sociedade em geral através do oferecimento de cursos de extensão universitária de caráter interdisciplinar no ambiente extra-acadêmico, apresentando, a cada edição, uma temática central.
A temática dessa segunda edição do programa será “É tudo nordeste?” – tema aliado à proposta curatorial da 3ª Bienal da Bahia e com referência na obra de Euclides da cunha “Os Sertões”- busca estimular reflexões acerca dos processos constitutivos da experiência cultural e histórica do Nordeste, tendo em vista a perspectiva baiana e seu diálogo com o Brasil. Propõe-se, ainda, discutir ainda a permanência ou a falência de conceitos como regionalismo, determinismo e a ocupação física e mental de territórios.
No dia 24 de janeiro, às 10h, no Auditório do PAF III, no campus Ondina, haverá a leitura pública da proposta curatorial da 3ª Bienal da Bahia, a ser realizada por Marcelo Rezende, Diretor do MAM-BA e Curador-chefe do evento, com o objetivo de apresentar a proposta para a comunidade universitária e, assim, orientar professores interessados no Edital a elaborar propostas mais competitivas. Na ocasião, o Coordenador de Programas e Projetos da Proext, Pedro Rocha, fará a abertura da Leitura Pública apresentando o Edital e mediará o debate.
A 3ª Bienal da Bahia terá início dia 29 de maio de 2014, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. Cerca de 270 artistas já estão confirmados para participar desta edição do evento. No total, serão 30 localidades no estado a contar com ações relativas à 3ª Bienal. Além da mostra ocupar espaços destinados a exposições, também serão palco do evento – para realização de performances e apresentações – ruas, praças públicas, casas e monumentos históricos de diferentes cidades baianas. Mais informações sobre a Bienal no site do MAM ou por telefone – (71) 3117-6141.