VI ENEB: Encontro que reúne grandes nomes da cena literária baiana acontece entre os dias 17 e 18 de novembro
O evento, que é promovido pela União Baiana de Escritores, contará com a presença da jornalista angolana Mwana Áfrika, e da escritora moçambicana Tânia Tomé
A sexta edição do Encontro de Escritores Baianos (ENEB) promete reunir e celebrar efervescência cultural e literária do estado da Bahia. O evento, que acontece entre os dias 17 e 18 de novembro, no Centro Cultural Casa de Angola, a partir das 9h, tem como objetivo buscar a integração, o intercâmbio, interatividade cultural e promoção da diversidade de vozes e expressões artísticas de nossa terra.
Com uma programação vibrante e diversificada que inclui palestras, lançamento de livro, sessões de autógrafos, sarau, bate-papo com autores e outras atividades culturais, o ENEB irá proporcionar um espaço de troca de ideias e experiências entre escritores, poetas, editores e o público apaixonado pela literatura.
Além de ser um ser um ponto de encontro para nomes já estabelecidos na literatura baiana, o evento abre espaço para novos talentos, criando oportunidades únicas. Para mais informações: ubesc2013@yahoo.com.br ou WhatsApp: 71 98736 9778.
PROGRAMAÇÃO:
- Dia 17/11: Sexta-feira
Local: No Centro Cultural Casa de Angola na Bahia (Praça dos Veteranos , 5 – Barroquinha – Salvador Bahia/Brasil).
09:00 hs. Bate papo no Café da manhã.
10:00 hs. Abertura: Fala de início de trabalhos com o jornalista, escritor e editor Roberto Leal, presidente da UBESC – União Baiana de Escritores e curador do ENEB – Encontro de Escritores Baianos. Quando estará apresentando os objetivos de mais uma edição desse compartilhamento literário, que já a alguns anos não acontecia e desta feita fazendo justa homenagem ao saudoso professor, jornalista e pensador Germano Machado (UCSal/UFBa/CEPA).
10:30 hs. A professora de Letramento Racial, poeta e escritora Jovina Souza, autora dos livros “O Levante da Fênix” e “P/ O Homem da Rua K”, Ed. Òmnira/Angola-África 2022 e Editora Dikebrada/BA, estará ministrando a palestra “Literatura negra: a voz que atravessa a Literatura brasileira”.
11:30 hs. Momento Anajara: Informes, divulgação, intercâmbio, dar o recado, divulgar uma obra, divulgar um projeto, divulgar um edital etc. A poeta Anajara Tavares é quem vai comandar os recados, as anotações, os anúncios e a divulgação, como também recitará poesias e poemas de autores presentes.
12:30 hs. Pausa para almoço.
14:00 hs. O escritor Gildeci Leite, pesquisador e professor da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, carrega sua fala em “Dois livros de Axé: A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento e Babá Alapalá, Caminhos e Encantos” , Ed. Mayamba/Angola e Ed. Segundo Selo/BA, ambos em 2023.
15:00 hs. A Trilha do Medo, A Trilha da Cura: A Literatura de horror de autoria negra feminina na Bahia, uma leitura de Jovina Souza e Hildália Fernandes. Palestra da professora e escritora Margarete Carvalho autora de “Alma Cativa”.
16:00 hs. Ping pong. Com os poetas, escritores Lucas de Matos, autor do livro de poesias “Preto Ozado” e Elizeu Moreira Paranaguá, autor do livro de poesias “Saramboque”, dois poetas baianos que fazem uma linha temática diferente, mas caminham juntos dentro da poética baiana. Mediação da professora, poeta e crítica literária Jovina Souza.
18:30 hs. Atração Internacional. A jornalista, escritora e apresentadora de TV, a angolana Mwana Afrika, que estará autografando o seu livro “O que a história ainda não contou”, da Série POR EXEMPLO, pela Editora AFRIKA.
19:30 hs. Coquetel.
19:35 hs. Show voz e violão do cantor cachoeirano Mil Vini’s, na Área Verde da Casa de Angola, ele estará cantando sucessos autorais dentre elas: 20 de janeiro, Canceriana e Fazer o quê? Como também interpretará grandes sucessos da música regional do Recôncavo baiano.
21:00 hs. Encerramento.
- Dia 18/11: Sábado
10:00 hs. Bate papo. Com os apelidados “três mosqueteiros da Literatura Baiana”, os jornalistas e escritores Carlos Souza Yeshua, Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus (fundadores da UBESC – União Baiana de Escritores). Estarão falando das suas carreiras e de seus projetos.
11:00h. Lançamento Coletivo. das seguintes obras literárias, em uma manhã de autógrafos e bate papo com os escritores: “Dicionário de ANGOLÊS” do jornalista e escritor Roberto Leal; O livro de poesias “O Levante da Fênix” da poeta e crítica literária Jovina Souza; o livro de poesias “Preto Ozado” do poeta e performer Lucas de Matos; o romance “Alma Cativa” Editora Òmnira/Angola-África – 2ª Edição/2023, da professora e escritora Margarete Carvalho; a “Flor da Pele” (Poemas) Edição Independente/2021, do poeta Francisco Piedade e “Poemários aos meus Deuses ou Cate-cisma”, Caravana Editorial/2023, do poeta Valdeck Almeida de Jesus.
12:00h. Pausa para almoço.
14:00h. Bate papo. O jornalista e escritor Roberto Leal recebe para uma conversa, o escritor e ativista Cultural Anderson Shon e o ilustrador Daniel Cesart, autores do HQ “Estados Unidos da África”, contarão como surgiu a ideia de uma história em quadrinhos unindo o Continente africano.
15:00h. Sarau do Agdá. Pilotado pela poeta Jovina Souza, contará com as presenças dos poetas Dejanira Rainha, Geraldo Figueiredo, Italva Cruz, Margarete Carvalho, Roberto Leal, Tatiana Deiró, Lucas de Matos. Com performance do ator e poeta Raimundo Moura, acompanhado do cantor cachoeirano Mil Vini’s. Com microfone aberto para a participação popular.
16:00h. Coffee Break.
16:30h. Encerramento.
Permanente: Exposição de livros nos dois dias, com as Editoras baianas: Òmnira (Brasil/Angola), Banca dos Cordelistas (BAHIA/Brasil) e Editora Segundo Selo. Visitação aberta ao Museu da Casa de Angola e a Biblioteca Dr. Antônio Agostinho Neto para consulta, pesquisa e leitura.