Escola de Teatro promove encontro com D. Nadir da Mussuca
Nadir é considerada uma personalidade da comunidade quilombola Mussuca. O evento marca o encerramento da disciplina Teatro da Diáspora Afrodescendente
Por Greice Mara
Nesta sexta (07), na sala 5 da Escola de Teatro da UFBA, será realizado um encontro com D. Nadir da Mussuca. O encontro encerra a programação da disciplina Teatro da Diáspora Afrodescendente coordenada pelos professores George Mascarenhas e Hebe Alves e com colaboração de Andréia Fábia, mestranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa). O evento é aberto à comunidade e será realizado às 14h. Haverá distribuição de senhas a partir das 13:30h
Mestra da cultura e de saberes Nadir da Mussuca é conhecida por sintetizar narrativas culturais de Sergipe no que ele tem de mais rico e complexo na sua rede identitária. Ela é considerada uma personalidade da comunidade quilombola Mussuca, do município sergipano de Laranjeiras.
Ao longo da programação, além do encontro com D. Nadir, será apresentado o documentário “Nadir da Mussuca” e realizado um momento de “beijógrafos” do livro Corpo Negro: Nadir da Mussuca, cenas e cenários de uma mulher quilombola. O documentário é resultado do projeto de pós-doutorado realizado na França pela professora Alexandra Gouvêa Dumas, da Universidade Federal de Sergipe, com apoio da CAPES e do Ministério da Cultura.
A produção tem o intenção de ser uma via que possibilite outros públicos, além do presencial, a conhecer e a se interessar pela história afro-sergipana contada, nesse episódio, através das manifestações tradicionais que Nadir integra e também pelas suas particularidades religiosas e pessoais.
Já o livro, organizado por Alexandra Dumas e Clóvis Carvalho, reúne textos de uma variedade de pesquisadores a respeito do trabalho de D. Nadir e estará disponível para os interessados por R$ 30,00.