Escola de Teatro promove o I Fórum Negro das Artes Cênicas
O evento é coordenado pela professora Evani Tavares Lima (UFSB) e produzido pela atriz e licencianda Fabrícia Dias
Por Kelven Figueiredo
Entre os próximos dias 13 e 17 de Fevereiro, acontece, na Escola de Teatro da UFBA, o I Fórum Negro das Artes Cênicas (FNAC). O evento possui a proposta de pensar formas para inserção de referenciais da cultura negra no ensino, pesquisa e formação em artes cênicas.
O Fórum é uma realização da Escola de Teatro em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e recebe o apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (SEPROMI).
Em sua vasta programação, o evento contará com mesas de discussão, ateliês temáticos, mostra artística, feira empreendedora, lançamento de livros e encontro de pesquisadores sobre a temática negra, desde as 9h da manhã às 21h da noite, todos os dias e pode ser conferida abaixo:
O Fórum contará com a presença dos docentes Inaicyra Falcão (UNICAMP), Rosangela Malachias (UERJ), Toni Edison (UFAL), Carlindo Fausto (UNILAB), Licko Turle (UNIRIO), Ivani Santana e o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual da UFBA.
Também estarão presentes o ator e diretor Hilton Cobra (Cia Negra Teatro Comuns), a diretora Fernanda Júlia (NATA), o ator e diretor Angelo Flávio (Cia Abdias do Nascimento), e ainda os editores Marcus Guellwaar (Ogun’s Toques Negros) e Diego Pinheiro (Revista Barril), alunos da escola, artistas, organizações civis e estudiosos brasileiros de diversas áreas com o propósito de qualificar e fortalecer o debate acerca da presença de referenciais africanos e afrodiaspóricos nas artes cênicas, incluindo a diversidade teórico-conceitual, a presença de novas epistemologias e abordagens metodológicas, dentre outros desdobramentos.
Na mostra artística serão apresentados o solo de Sanara Rocha, Ylá Ilu (NATA); Tenho medo de monólogo, leitura dramática de Vera Lopes do texto de Cuti; Lótus, solo de Danielle Anatólio; Afroclube e PretAto (Dandara Gusmão). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link. Serão emitidos certificados apenas para aqueles que comparecerem em 75% das atividades.