Espetáculo Mulheres do Àse volta a ser exibido nesta quinta-feira
Arte, fé e resistência marcam espetáculo de dança estrelado por servidores da UFBA
Por Rafaela Fleur
Após uma estréia de sucesso em outubro do ano passado, o espetáculo “Mulheres do Àse – Performance Ritual” volta a cartaz. Parte das comemorações dos 60 anos da Escola de Dança e dos 70 anos da UFBA, o espetáculo revela crença, sentimentos e resistências das mulheres que atuam nas religiões de matrizes africanas. As apresentações acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 20 horas, e 11 e 12, às 19 horas, no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, Canela.
O espetáculo é estrelado por servidores da Universidade, dentre eles, Edileusa Santos. Para ela, artista em arte negra e coordenadora da atividade, isso “significa um desafio revestido de muita responsabilidade, muito respeito e muito amor. É, sobretudo, expressar e reafirmar a relevância e o papel que essas mulheres têm na construção da cultura e sociedade brasileiras”.
No palco, são apresentados vídeo-depoimentos de importantes Mulheres do Àse, como Mãe Stella de Oxossi e Mãe Beata de Iemanjá. Na performance o movimento do círculo representa a criação e recriação da vida.
A entrada é gratuita e a realização do espetáculo conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA (PROEXT).