Evento na Facom discute enfrentamento ao racismo no ambiente universitário
A iniciativa é uma ação conjunta do Centro Acadêmico, da Faculdade de Comunicação e do Encontro de Mulheres Antonieta de Barros
Por Greice Mara
Nesta quarta-feira, 13, às 9h, ocorre no auditório da Facom o encontro “Negras e Negros: Diálogos em diáspora na Facom”. O evento tem como proposta promover um debate a respeito das estruturas institucionais e enfrentamento ao racismo no ambiente universitário. A iniciativa é uma ação conjunta da Faculdade de Comunicação da UFBA com o Encontro de Mulheres Antonieta de Barros e o Centro Acadêmico.
Na ocasião, será exibido o primeiro episódio da série documental Travessias Negras, que apresenta histórias de vida de jovens negros que ingressaram na UFBA através das Políticas de Cotas. Logo em seguida, acontecerá um bate-papo com participação do diretor Antonio Olavo, da equipe do filme e de representantes da Facom.
A ideia da realização do evento se deu a partir de casos recentes de racismo na Faculdade de Comunicação da UFBA. A intenção é prevenir e agir contra casos de racismo dentro da instituição, sejam estes com e por estudantes, professores, servidores ou funcionários terceirizados, através da mediação das denúncias com a Ouvidoria Geral da UFBA e o auxílio da direção da Facom. Pretende-se, através do evento, a criação de um fórum de negras e negros da unidade.
O encontro busca figurar como um espaço para que os debates contra o racismo institucional sejam fortalecidos, com a participação de convidados expoentes no tema e mostras fílmicas que promovam reflexões acerca da universidade, do jornalismo, do cinema e da produção cultural. O evento tem entrada gratuita e não é preciso fazer inscrição prévia.
Para mais informações, acesse o link do evento no Facebook.