Facom/UFBA recebe curso de especialização inédito

*Por Nádia Conceição e Lorena Caliman

Surgido a partir da demanda de profissionais qualificados na área de comunicação no estado da Bahia e no Nordeste, o curso de Especialização Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas realizou na noite do dia 3 de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), a aula inaugural que teve a palestra de abertura da sócia-diretora do Grupo ForAll1 – Comunicação e Estratégia, Lila Lopes, e participações da diretora da unidade Suzana Barbosa e do professor Dr. Giovandro Ferreira.

Na abertura, o professor Giovandro Ferreira frisou a importância do curso para a qualificação dos profissionais, especialmente nessa área onde a demanda está reprimida. A palestra recebeu a presença de mais de 60 participantes, em sua maioria profissionais da Comunicação com experiência na área da comunicação organizacional, mas também jornalistas em atividade, profissionais de Relações Públicas e outros. Para Giovandro, “o curso de Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas se constitui em uma perspectiva estratégica para a Faculdade de Comunicação, pois daqui para frente as ações levam à fundamentação de um mestrado profissional. O que aumenta sensivelmente o nível da produção tecnológica, e, sem dúvidas, beneficia o estudante”, diz.

A palestra de abertura foi proferida pela sócia-diretora do Grupo ForAll1 – Comunicação e Estratégia Lila Lopes, que tem experiência de mais de 20 anos na área de comunicação estratégica. Na conferência, Lila apresentou sua história como comunicadora – apesar de ter iniciado o percurso se graduando em Administração de Empresas – e os diferentes trabalhos que permearam seu crescimento como profissional destacada no Nordeste.

Durante o que chamou de bate papo, elas falou de sua inserção no mercado da gestão das marcas e das experiências profissionais em áreas distintas, o que possibilitou um portfólio rico e diversificado. “Minha maior satisfação nesses anos de trabalho é poder ver a mudança nas ruas e meu trabalho valorizado. Temos que pensar a marca e sua construção estando atrelados com o conteúdo, com o produto oferecido pela empresa; só dessa forma que se alcança a credibilidade no mercado”, afirma.

Giovandro Ferreira, Lila Lopes e Suzana Barbosa. Foto: Lorena Caliman
Giovandro Ferreira, Lila Lopes e Suzana Barbosa.
Foto: Lorena Caliman

Dentre as organizações com que Lila colaborou estão nomes como Banco Econômico, Correio da Bahia, Aeroclube Plaza Show, Shopping Iguatemi e Faculdade Jorge Amado, a maioria deles em cargos de gerência de marketing.

O curso de Especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas da UFBA continua seu primeiro período de aulas neste fim de semana e terá, no total, 18 módulos e 18 meses de duração. A coordenação do programa é dos professores Adriano Sampaio e Cláudio Cardoso, ambos da UFBA.

A metodologia do curso traz a integração de atividades acadêmicas e práticas profissionais em quatro áreas de concentração: Diagnóstico e Mensuração; Planejamento em Comunicação de Marca; Processos Avançados em Comunicação Integrada; e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação de Marca. As aulas acontecem 01 vez por mês, geralmente na primeira semana, das 18h às 22h, quintas e sextas, e, aos sábados, das 08 às 17h, na Faculdade de Comunicação da UFBA, localizada no Campus de Ondina.

O curso oferece mais informações através do site: www.comestrategica.com.br.

Foto: Lorena Caliman
Foto: Lorena Caliman

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *