Filme “Jonas e o Circo sem Lona” é exibido gratuitamente na Facom
A diretora Paula Gomes estará presente para comentar a produção em terceira edição do projeto Roteiros de Recepção
Por: Lucas Arraz
Acontece no auditório da Faculdade de Comunicação na próxima sexta-feira, 14 de julho, às 14 horas, a terceira edição do projeto Roteiros de Recepção. Com exibição gratuita do longa baiano premiado no Festival de Documentários de Amsterdã, Jonas e o Circo sem Lona, o evento recebe a diretora do longa Paula Gomes.
A sessão será seguida de uma mesa de debate sobre a obra com a participação da diretora, do pesquisador Bruno Saphira e da crítica de cinema Amanda Aouad com o objetivo de discutir a obra e seus temas, estabelecendo uma troca de pontos de vista entre o público presente, a realizadora e a academia. Haverá emissão de certificado de para os participantes.
Jonas e o Circo sem Lona é um documentário que narra a trajetória de um garoto de 13 anos que vem de uma família circense. Por iniciativa própria, ele cria seu próprio circo com uma lona improvisada no quintal de sua casa, na periferia de Salvador. Entre os temas que o longa procura discutir está a situação da educação no país. O filme esteve no Festival de Documentário de Amsterdã , sendo a única produção latino-americana na seleção.
O evento é organizado pelo GRIM (Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e tem como intuito promover um encontro entre realizadores dos mais diferentes campos de produção de imagem com o receptor das mesmas.
Em edições anteriores, o Roteiros de Recepção promoveu uma mesa sobre quadrinhos e um encontro com diretoras baianas de audiovisual.