II Seminário Griô ocorre na Faced e na Escola de Dança
No evento, mestres e mestras dos saberes populares ocupam lugar de destaque nos espaços de discussão ao lado dos pesquisadores acadêmicos convidados
Por Greice Mara
Nos dias 23 e 24 de novembro, acontece o II Seminário Griô: Culturas Populares e Descolonização. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa GRIÔ: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação, da Faculdade de Educação da UFBA e conta com atividades diversas, que acontecem na Escola de Dança e na Faculdade de Educação.
O II Seminário Griô pretende abrir espaços para socialização de pesquisas, produções culturais e iniciativas educacionais que dialoguem sobre e com as culturas populares. A ideia é levantar questões sobre práticas educativas e formas de socialização das culturas populares a fim de serem discutidas em diferentes áreas e permitir uma multiplicidade de abordagens.
O evento propõe que o espectador se inspire em experiências advindas da cultura popular através de rodas de conversa, vivências com os mestres populares e apresentações culturais, entre outras propostas. O objetivo é estabelecer diferentes formatos para um evento acadêmico, que possam contemplar também a experiência de troca e transmissão de saberes presentes no universo das culturas populares.
Na ocasião, mestres e mestras dos saberes populares ocupam lugar de destaque nos espaços de discussão ao lado dos pesquisadores acadêmicos convidados. Para conferir a programação e mais informações, acesse o site do seminário.