ILUFBA sedia colóquio sobre estudos andinos
A programação do II Colóquio Brasileiro de Estudos Andinos conta com apresentações de produções artísticas provenientes do Peru
De 30 de outubro a 01 de novembro, o Instituto de Letras da UFBA (ILUFBA) sedia o II Colóquio Brasileiro de Estudos Andinos. A segunda edição do evento é dedica a Angélica Mendoza Ascarza, primeira presidenta e uma das fundadoras da Associação Nacional de Familiares de Sequestrados, Detidos e Desaparecidos do Peru- ANFASEP.
A região andina é uma das macro-regiões do continente latino-americano atravessada pela convergência de elementos culturais e linguísticos. O Colóquio é organizado pelo grupo de pesquisa Rede de Estudos Andinos e conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do ILUFBA e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura – PPGLitCult.
O encontro conta com apresentações de produções artísticas provenientes do Peru e propõe uma discussão ampla sobre os estados de representação de grupos étnicos (sujeitos andinos, afro andinos, amazônicos) e de gênero nas artes, na literatura e nas manifestações culturais das produzidas nas regiões andina e também amazônica.
Entre os palestrantes confirmados estão Rocío Silva Santisteban Manrique, escritora e ativista pelos Direitos Humanos; o artista visual Luís Mauricio Delgado Castillo, que também é membro e fundador da Asociación Cultural Museo Itinerante Arte por la Memoria; e o antropólogo Lurgio Gavillán Sánchez, que escreveu o livro Memorias de un soldado desconocido. Autobiografía y antropología de la violencia, (2014).