Instituto Cervantes e Embaixada da Espanha Realizam Jornada Acadêmica sobre os 400 Anos de Vínculo entre Brasil e Espanha
Para celebrar os 400 anos de um vínculo histórico entre Brasil e Espanha, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha promovem no próximo dia 17 de fevereiro, a jornada acadêmica: “Salvador da Bahia e seu ‘sítio e empresa’ de 1625. Passado e presente dos laços hispano-brasileiros quatro séculos depois”.
O evento gratuito, e com direito a certificado de participação, acontecerá no auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no bairro Nazaré, a partir das 8h30.
Este marco histórico remonta a 1625, quando Salvador era a capital do Brasil e estava sob o domínio holandês. Neste ano, a cidade foi recuperada pela frota hispano-portuguesa, a maior já vista até então, comandada por Dom Fadrique de Toledo Osorio, I Marquês de Valdueza. Recentemente, uma descoberta importante – a pintura retratando o episódio histórico – trouxe novas informações sobre esses eventos e sobre Salvador da época, com detalhes de seus edifícios e fortificações. Durante o seminário, será abordada uma revisão histórica desses acontecimentos, levando em conta os avanços da historiografia com a descoberta da obra.
A jornada contará com um ciclo de palestras ministradas por renomados professores e pesquisadores de Brasil e Espanha, com destaque para o professor Pablo Antônio Iglesias Magalhães (Universidade Federal do Oeste da Bahia), que abrirá o evento com a palestra “Os holandeses em Salvador da Bahia”. Em seguida, o professor José Manuel Santos Pérez, da Universidade de Salamanca, falará sobre o impacto da recuperação de 1625, enquanto o catedrático David García Hernán, da Universidade Carlos III de Madrid, abordará a recuperação de Salvador e a descoberta do quadro “Sítio e empresa…”. Outras apresentações seguirão ao longo do dia, incluindo a diretora do Instituto Flávia Abubakir, Ângela Ferreira, com uma palestra sobre as conexões globais da Bahia, e o professor Carlos J. Castro Brunetto, da Universidade de La Laguna, que apresentará uma análise iconográfica da pintura de 1625.
A jornada também coincide com a estadia em Salvador do navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano, que chega à cidade no dia 14 de fevereiro. Este navio, que leva o nome do marinheiro que completou a primeira viagem ao redor do mundo, funciona como um centro de formação para oficiais da Armada Espanhola e promove o intercâmbio cultural em suas visitas internacionais.
Sobre o Instituto Cervantes:
O Instituto Cervantes, criado pelo Governo da Espanha em 1991, tem como objetivo promover a língua e cultura espanholas ao redor do mundo. Com cerca de 90 centros em diversos países, o Instituto tem se consolidado como uma referência no ensino do espanhol e na divulgação da cultura hispânica. Em Salvador, o Instituto também é um ponto de intercâmbio cultural, reforçando os laços entre Brasil e Espanha.
SERVIÇO:
Jornada Acadêmica – “Salvador da Bahia e seu ‘sítio e empresa’ de 1625. Passado e presente dos laços hispano-brasileiros quatro séculos depois”
- Data: 17 de fevereiro de 2025, a partir das 8h30
- Local: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Av. Joana Angélica, 43, Bairro Nazaré
- Programação:
- 8h30 – Abertura
- 9h – “Os holandeses em Salvador da Bahia” / Pablo Antônio Iglesias Magalhães
- 9h40 – “Salvador da Bahia e a História Universal. O impacto da recuperação de 1625” / José Manuel Santos Pérez
- 10h20 – “A recuperação da Bahia de 1625 e a descoberta do quadro ‘Sítio e empresa… por Dom Fradique de Toledo'” / David García Hernán
- 11h20 – “A Bahia e suas conexões globais e espanholas na coleção iconográfica do Instituto Flávia Abubakir” / Ângela Ferreira
- 12h – “Revisão artística e iconográfica de uma pintura-livro de História: Sítio e empresa da cidade de Salvador da Bahia” / Carlos J. Castro Brunetto
- 12h40 – Debate
Mais informações: Instagram @institutocervantessalvador