Jornalistas relatam desafios enfrentados no mercado de trabalho fora da Bahia e do Brasil

Quinta edição do Ciclos de Jornalismo recebe gerente de comunicação do Esporte Clube Bahia e diretor de inovação do Correio*

Por: Lucas Arraz

 

Estudantes e jornalistas terão a oportunidade de conhecer a trajetória de três profissionais com experiências no mercado de trabalho fora da Bahia e do Brasil. O encontro acontece  na próxima quinta-feira, 30, às 9 h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Os convidados são a produtora de eventos Brenda Ramos, o assessor de comunicação do Esporte Clube Bahia, Nelson Barros Neto, e o editor de inovação do jornal Correio*, Juan Torres. O evento é aberto ao público.

Com o tema Fazendo Jornalismo Fora da Bahia, a iniciativa integra a 5ª edição do Ciclos de Jornalismo, atividade organizada pelo Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJOR), em parceria com alunos da graduação. O objetivo é apresentar exemplos de profissionais que desbravam o mercado longe das fronteiras baianas, como é o caso da produtora de eventos Brenda Ramos. Ela esteve em Angola, na África, por três anos como executiva de comunicação. Antes disso, em Salvador, fez parte das equipes de reportagem da Band News FM e do Grupo A TARDE, além de ter atuado em duas campanhas eleitorais.

Será narrada ainda a experiência do jornalista Juan Torres, atual diretor de inovação do Correio*. Ele contará como foi trabalhar para o jornal Marca, na Espanha, e o intercâmbio feito no The Texas Tribune, nos Estados Unidos. Por fim, o gerente de comunicação do Esporte Clube Bahia, Nelson Barros Neto, abordará sua experiência na Folha de S. Paulo e no portal R7.

“Nossa principal intenção é mostrar aos estudantes relatos ligados à experiência de trabalhar como jornalista fora de Salvador. É importante que, durante o processo de formação, os futuros profissionais reconheçam os desafios do mercado de trabalho e as novas tecnologias aplicadas nas rotinas produtivas existentes fora da Bahia”, destaca a coordenadora do NJOR, a professora Lia Seixas.

Os participantes da mesa redonda terão até 10 minutos para apresentar relatos da vivência profissional. Em seguida, responderão perguntas de dois debatedores convidados, a professora Malu Fontes e o jornalista André Uzêda, além de interagir com o público presente. Na ocasião, será veiculado um vídeo feito pela jornalista Joana Oliveira, que contará sua atual experiência no jornal El País, na Espanha.

Esta é a quinta edição do Ciclos de Jornalismo na Facom. Nas edições anteriores foram discutidas as práticas do jornalismo cultural na Bahia e no Brasil, o uso dos dispositivos móveis no jornalismo, a importância do jornalista multimídia e o crescimento dos jornais populares em Salvador. Para saber mais, basta acessar o blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *