Jornalistas relatam desafios da gestão de empresas jornalísticas
A sexta edição do Ciclos de Jornalismo reúne gestores de veículos de comunicação para compartilhar experiências com os estudantes
Por: Lucas Arraz
Os desafios da gestão de empresas jornalísticas estarão em pauta na próxima terça-feira, 27, durante a sexta edição do Ciclos de Jornalismo. O evento acontece às 9 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBa), em Ondina. Na ocasião, três gestores estarão reunidos para compartilhar suas experiências à frente de veículos de comunicação de diferentes áreas. São eles: Roberto Gazzi, diretor do Correio*, Ricardo Luzbel, fundador do site Bahia Notícias, e Flávio Gonçalves, diretor geral do IRDEB.
O evento é aberto e público e será transmitido pelo Facebook, canal que estará aberto, inclusive, para receber perguntas. A professora e pesquisadora Suzana Barbosa, será debatedora no evento ao lado do criador do site Cinesia Geek, o estudante de jornalismo Victor Fonseca. Cada palestrante terá cerca de 20 minutos para apresentar sua experiência e, em seguida, perguntas serão direcionadas pelos debatedores e plateia.
Convidados – O jornalista Roberto Gazzi, atual diretor do Correio*, iniciou a carreira em 1979. Em sua trajetória, 26 anos de experiência foram obtidos no Estado de S. Paulo, onde coordenou reformas gráficas e editoriais no jornal impresso e no site. Também trabalhou também na Folha de S. Paulo e no Diário do Grande ABC. É formado pela Universidade Metodista de São Paulo e tem MBA em Gestão de Redações pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).
O fundador do site Bahia Notícias, Ricardo Luzbel, que também está à frente da rádio Tudo FM e da RBN Digital, uma rádio em aplicativo. Apesar de ser formado em Direito, é na área da comunicação que tem investido sua carreira. Trabalhou na TV Itapoan entre 1984 e 2007, onde exerceu a função de gerente de operações, jornalismo e programação. Hoje, atua na área de entretenimentos com empresa Luzbel Empreendimentos.
O jornalista Flávio Gonçalves é diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Com a experiência de quem conhece os desafios de lidar com a comunicação pública, Gonçalves é mestre em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB). Trabalhou no gabinete da diretoria geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Evento – O Ciclos de Jornalismo é um projeto permanente do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJOR), organizado em parceria com alunos da graduação. À frente da iniciativa está a professora Lia Seixas. Segundo ela, o tema gestão de empresas jornalísticas é uma demanda dos alunos, que demonstraram interesse em dialogar com profissionais dessa área. “Nosso papel, então, é de mediar esse diálogo e fortalecer a formação dos futuros profissionais que precisam reconhecer os desafios do mercado de trabalho”, afirma.
A mediação do evento será feita pelo jornalista Eder Luis Santana, membro do NJOR e doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). Esta é a sexta edição do Ciclos de Jornalismo. Nas edições anteriores foram discutidos os desafios de trabalhar com jornalismo fora da Bahia, as práticas do jornalismo cultural na Bahia e no Brasil, o uso dos dispositivos móveis no jornalismo, a importância do jornalista multimídia e o crescimento dos jornais populares em Salvador. Para saber mais, basta acessar http://ciclosdejornalismo.blogspot.com.br/.