MAB sedia VI edição do Diálogos Contemporâneos

O encontro é realizado pelo grupo de pesquisa GEINFO e tem como tema central a migração                       

Por Greice Mara

Nesta quinta, 16, ocorre o encontro Diálogos Contemporâneos, no Museu de Arte da Bahia (MAB). A VI edição do evento propõe uma mesa sobre a migração e as fronteiras em tempos sombrios, a ser tratada em três vieses, como temas transversais da vida contemporânea. A atividade acontece às 17h e é promovida pelo grupo de pesquisa Saberes e Fazeres em Gestão da Informação e do Conhecimento GEINFO.

A primeira abordagem da mesa visa indicar laços conceituais e de investigação empírica a partir dos mais diversos olhares sobre os movimentos migratórios contemporâneos. O professor da Facom José Roberto Severino apresenta o tema Migrações e fronteiras no século XX. A intenção é reunir reflexões sobre a produção das representações das diferenças nas narrativas de pertencimento relacionadas aos territórios.

A professora Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti, pesquisadora da UFBA e da UCSAL,  a partir das crises matizadas na agenda internacional, discorre sobre o tema Migrações em Tempo Presente: caminhos e rotas de pedras, de águas e de ventos. Vanessa pretende utilizar narrativas e representações visuais de deslocamentos humanos nos continentes europeu, africano e americano e observar rotas, sujeitos, dramas vivenciados de  pessoas refugiadas e suas vivências e caminhos/rotas em busca de um destino/fixação.

Já o terceiro viés  será contemplado  pela doutoranda Monique Badaró, assessora da Direção Regional do SENAC, com o tema Os desafios da mobilidade artística internacional, onde vai vai abordar experiências e casos da circulação de artistas e obras em contextos institucionais da cultura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *