Grupo Cultura e Sociedade promove Maio da Diversidade
Com programação de seis dias, Maio da Diversidade terá homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu nos 20 anos de sua morte
Da redação
No 17 de maio de 1990, o movimento de combate à homofobia e respeito à diversidade conquistou um importante avanço: a retirada da homossexualidade da classificação internacional de doenças (CID). A partir de então, a data tornou-se o Dia Mundial Contra à Homofobia. Para celebrar este marco, o Grupo de Cultura e Sociedade (CUS) promoverá, durante seis dias, uma série de atividades que incluem debates, exibição de filmes e lançamento de livro que integrará o “Maio da Diversidade”.
As atividades começam na próxima quarta-feira (06/05), às 17h, no auditório do PAF III, com o lançamento do livro “Caças e pegações online Subversões e Reiterações de Gêneros e Sexualidades” de Gilmaro Nogueira, e debate com o autor. O livro resultou da dissertação de mestrado realizada por Nogueira, no Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade da UFBA. O trabalho analisou as interações afetivossexuais realizadas entre homens em sites de relacionamento, com acompanhamento de 172 perfis. O objetivo foi perceber como esses sujeitos compreendem às sexualidades e os gêneros, as práticas sexuais demandadas e as narrativas associadas a elas.
No dia marco do combate à homofobia (17/05), será realizada às 17h, no auditório do PAF III, uma homenagem ao premiado escritor, jornalista e dramaturgo Caio Fernando Abreu, que morreu em 1996, aos 47 anos. A atividade contará com uma mesa-redonda, a leitura da nova peça teatral de Djalma Thürler e a exibição de filmes de curta-metragem inspirados nas obras de Caio.