Observatório da Economia Criativa da Bahia realiza evento que discute sobre mercado editorial da Bahia

 

Acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, das 15h às 18h a terceira edição do “OBEC Estudos & Pesquisas”, uma parceria entre o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) e o Doca1 – Polo de Economia Criativa. O encontro é aberto ao público, com entrada gratuita e tem a proposta de estimular diálogos sobre literatura especializada e investigações sobre a dimensão econômica dos setores culturais, artísticos e criativos.

Lançado neste ano de celebração de uma década de atividades do OBEC e com agenda mensal já confirmada até o fim de 2024, o “OBEC Estudos & Pesquisas” reúne pesquisadores/as, que compartilham pesquisas, finalizadas ou em processo, abrangendo desde estudos individuais de mestrado e doutorado até projetos desenvolvidos pelo Observatório ou outras entidades. É também reservado um momento para a discussão de um texto acadêmico sobre economia criativa. Os debates dão ênfase às abordagens teóricas e metodológicas.

Esta edição terá a presença de Carolina Dantas, que produziu a dissertação de mestrado “Editar na Bahia: Dinâmicas da Cadeia Produtiva do Livro em um Mercado Regional” no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). A pesquisa busca conhecimento sobre a dinâmica da cadeia produtiva do livro e mercado editorial da Bahia e, a partir das particularidades deste segmento produtivo local, também aponta para questões relacionadas a mercados independentes e regionalizados no contexto da economia criativa.

Para completar a tarde de debates, Jalinson Silva (UFBA) apresenta o texto “The values of cultural goods and cultural capital externalities: state of the art and future research prospects” (sem tradução em português), de autoria de Trine Bille, publicado este ano no periódico acadêmico norte-americano Journal of Cultural Economics. O artigo analisa a medição do valor econômico de bens culturais e também do capital cultural que se adquire com o consumo de artes e cultura – um bem de valor subjetivo que pode ser igualmente acumulado e que promove impactos sociais, políticos e econômicos, chamados de externalidades.

 

OBEC Estudos & Pesquisas – 3ª edição

Quando: 26 de abril de 2024 (sexta), 15h às 18h

Onde: Estúdio do Forte do Doca1 – Polo de Economia Criativa

(Av. da França, s/n – Comércio)

Quanto: Gratuito

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