UFBA promove ciclo de debates “Desenvolvimento, Sociedade e Intervenções Governamentais”
A atividade dá início à programação preparatória do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2017
Por Kelven Figueiredo
A UFBA realiza, nos dias 11, 14 e 24 de agosto, o ciclo de debates “Desenvolvimento, Sociedade e Intervenções Governamentais”. O ciclo dá início à programação preparatória do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2017, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de outubro deste ano.
“Tanto o Ciclo como o Congresso estão fortemente relacionados à complexidade e dinâmica do contexto atual e têm por objetivo expandir conhecimentos no sentido de contribuir para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil e para a construção de uma nação justa e fraterna, de acordo com as aspirações de grande parte da sua população”, destaca o professor Murilo Philigret, assessor especial do reitor da UFBA.
As três sessões que compõem o Ciclo buscam promover reflexões políticas, além de qualificar os debates sobre a crise atual brasileira. O evento conta com a participação de professores pesquisadores, de profissionais do Governo da Bahia e de estudantes bolsistas, ao longo dos três dias de atividades. Ainda haverá o reforço de especialistas, trabalhos e contribuições de outras universidades e de entidades profissionais, a exemplo do Conselho Federal de Economia. A Edufba também fará parte das sessões, com stands para a venda de livros dos palestrantes e de autores da UFBA.
A programação do evento conta com as mesas Abordagem conceitual X condições concretas da sociedade brasileira, no dia 11, às 8h30, no PAF 3; A Reconstrução de um Projeto Democrático e Nacional para 0 Brasil, no dia 14, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria; e Interpretações da sociedade brasileira, às 8h30, no PAF 3. Entre os expositores, estão Ladislau Dowbor (PUC-SP), Genauto Carvalho de França Filho (NPGA – UFBA), Carlos Sávio Teixeira (UFF) e Davidson Magalhães (UNEB).
O Congresso está integrado ao Fórum Social Mundial, que acontecerá na UFBA entre os dias 13 e 17 de março de 2018. Com o tema “Resistir é criar, resistir para transformar”. O evento pretende reunir movimentos sociais de todos os continentes com o intuito de elaborar alternativas para uma transformação social global sob o lema “outro mundo é possível”.