GJOL e Abraji promovem o curso “Lei de Acesso à Informação para Jornalistas”
O curso é gratuito e terá 60 vagas disponíveis, sendo 20 delas para professores e alunos da Facom
Por Nuno Krause
O curso gratuito “Lei de Acesso à Informação para Jornalistas” está com as inscrições abertas. A atividade, que acontece na Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA), será realizada graças a uma parceria entre o GJOL e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que, ao lado da Transparência Brasil, desenvolve esse projeto para fortalecer a Lei de Acesso no país, com financiamento da Fundação Ford. 60 vagas estão disponíveis para estudantes da graduação e pós-graduação, sendo 20 delas reservadas para alunos e professores da Facom.
O conteúdo do curso será dividido em quatro partes: “principais pontos da Lei de Acesso?”, “Transparência ativa: o que os órgãos públicos são obrigados a divulgar? Como usar essas informações em pautas?”, “Transparência passiva: como fazer pedidos de acesso e recorrer contra negativas”, e “Sigilo: quais são as exceções?”.
Caso haja mais inscritos do que vagas, os coordenadores do GJOL farão uma seleção de quem irá participar, e divulgarão o resultado até o dia 12 de setembro. Os selecionados serão encaixados em duas turmas, divididas entre os dias 14 (1ª turma – das 14h às 19h) e 15 de setembro (2ª turma – das 10h às 17h). Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, será a instrutora do treinamento.
Apesar de ser vinculado à Facom, o curso também está disponível para o público externo, que, nesse caso, será selecionado pela própria Abraji. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de setembro, e os interessados devem preencher este formulário on-line.