Instituto A Mulherada abre inscrições para oficinas gratuitas de música e dança afro-brasileira
As oficinas são voltadas para jovens, mulheres e pessoas LGBTQIAP+
O Instituto ‘A Mulherada’ está com inscrições abertas para as oficinas de Música e Dança Afro-Brasileira. Os cursos fazem parte do projeto ‘Cultura Entrelaçada Preta’, e oferecem durante todos os sábados, até o final do ano, aulas gratuitas. As inscrições são feitas através de formulário online disponível nas redes sociais da instituição, podem participar jovens, mulheres e pessoas LGBTQIAP+.
O programa será composto por 10 aulas, divididas em duas turmas, cada uma com 40 pessoas beneficiadas, totalizando, assim, 80 participantes. Ao final do curso os participantes receberão certificados de conclusão. Com foco no empoderamento feminino, as aulas de percussão e dança afro, acontecem na sede do Instituto, localizado no Centro Histórico de Salvador. Já as aulas da primeira turma de ‘Iniciação a Teoria Musical I’ estão acontecendo aos sábados, no Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB) e às sextas-feiras no Espaço Boca de Brasa (Ladeira da Barroquinha). Para quem deseja se inscrever nas aulas de Música, uma nova turma terá início em agosto.
O projeto prevê ainda aulas práticas de percussão afro, cidadania, empreendedorismo e redes digitais. Além disso, as participantes terão a oportunidade também de se apresentar em eventos ao longo do ano em Salvador, incluindo o desfile durante o carnaval no Bloco Afro A Mulherada. “Além de atividades fundamentais, o projeto Cultura Entrelaçada Preta tem como objetivo primordial divulgar e enaltecer a riqueza e diversidade da cultura negra, tecida por uma intrincada tapeçaria de influências, tradições, valores e narrativas. Essa missão será promovida através de oficinas, palestras, exposições e performances culturais”, é o que ressalta Paula Érica, presidente do Instituto.
O projeto “Cultura Entrelaçada Preta” foi viabilizado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, e conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos e do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB).
SERVIÇO
O que: aulas de Música e Dança Afrobrasileira
Quando: de abril a novembro/2024
Quanto: Gratuito
Onde: Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB) e Espaço Boca de Brasa (Ladeira da Barroquinha).
Inscrição: (Curso de Dança) – formulário de inscrição