Ahamada Smis traz sua musicalidade e poesia à Salvador em atividades gratuitas promovidas pela Aliança Francesa
Entre os dias 5 e 7 de dezembro, a Aliança Francesa recebe o músico francês Ahamada Smis para uma série de atividades gratuitas que incluem ateliês, bate-papo e uma apresentação musical. A programação faz parte da turnê brasileira do artista, que já passou por Rio de Janeiro e Ouro Preto e terá Salvador como penúltima parada antes de encerrar em Porto Alegre.
A abertura das atividades em Salvador acontece nesta quinta-feira (5/12), com um show gratuito no Museu de Arte da Bahia, às 20h. Na sexta-feira (6/12), o músico lidera dois ateliês musicais exclusivos para parceiros. Por fim, no sábado (7/12), Ahamada promove um bate-papo na Biblioteca da Aliança Francesa, às 11h, voltado para estudantes da instituição e o público francófono externo.
Sobre Ahamada Smis
Natural de Marselha, na França, e com raízes nas Ilhas Comores, Ahamada Smis é compositor e autor que combina hip hop com world music, criando uma sonoridade única inspirada pela rica cultura africana e comoriana. Com três álbuns lançados – Etre (2010), Origines (2013) e Afrosoul (2018) – ele é também um artista engajado, com trabalhos voltados para o público jovem, como os espetáculos Mtoulou fait son safari musical (2015) e Kipépéo (2017).
Sozinho no palco, Ahamada interpreta composições de sua discografia utilizando instrumentos tradicionais das Ilhas Comores, como o dzenzé, o gaboussi e o kayamba, além de tecnologia musical como pedais de sample e música computacional. Sua apresentação promete transportar o público para um universo poético e sonoro que mescla hip hop e as músicas do Oceano Índico.
Programação
05/12 (quinta-feira): Show de Ahamada Smis no Museu de Arte da Bahia, às 20h. Entrada gratuita.
07/12 (sábado): Bate-papo com Ahamada Smis na Biblioteca da Aliança Francesa, às 11h. Entrada gratuita. Obs.: Atividade em francês, sem tradução para o português.