Baco Exu do Blues e Rita Batista abrem Festival Literário Nacional em Cajazeiras
FLIN conta com apresentações de Baco Exu do Blues e Nessa a partir desta quinta-feira (9)
Por: Maria Moura
Nos dias 9, 10 e 11 de junho, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, será palco do Festival Literário Nacional (FLIN). Em sua segunda edição, o FLIN recebe personalidades como Baco Exu do Blues, Rita Batista, Nessa, Itamar Vieira Junior e Hiran.
Recheada de literatura, música e poesia, a programação conta com bate-papos, intervenções artísticas, apresentações musicais, mediações de leitura e espaços infantis.
No primeiro dia do evento, o potencial transformador da literatura é tema da mesa redonda com o escritor e mestre em Letras pela UFBA Evanilton Gonçalves. O autor do romance “Um coração em outra América” comentou a importância do festival.
“É necessário que reflitamos os espaços ocupados na cidade, Cajazeiras é um bairro mais afastado, mas com uma incrível potência”, diz Evanilton.
Em 2019, a primeira edição do FLIN reuniu mais de 15 mil pessoas, entre artistas, editoras e escolas. Após dois anos e meio, o festival ressurge presencialmente, em um contexto de vacinação em massa e melhora da condição sanitária no país. Agora, o festival tem capacidade para mais de duas mil pessoas, dividida nos palcos Arena e Tenda, onde ocorrerão as mesas literárias, conversas e os shows. Na área externa, com capacidade para 7 mil pessoas.
O que vai rolar no evento?
Os três dias do Festival têm atividades em diversos espaços. No dia 9, a mesa de abertura recebe o rapper baiano Baco Exu do Blues para uma conversa com a jornalista Rita Batista. No mesmo dia, Evanilton Gonçalves, escritor de “Coração em outra América” e a poeta Rita Santana, dialogam sobre como as liberdades estão ameaçadas. Ainda tem uma conversa sobre educação empreendedora e as populações pretas, com a jornalista Luana Souza e Karine Oliveira, CEO da Wakanda Warriors. Ainda no dia 9, tem batalha de mc’s na Rótula Cultural e para fechar o dia, show da cantora Nêssa.
Na sexta-feira (10), o FLIN traz o premiado escritor de “Torto Arado”, Itamar Vieira Junior, para refletir quais os impactos das ações atuais em nosso futuro. Na mesa “Onça que ruge, onça que fala”, tem o diálogo com a escritora cearense Auritha Tabajara e a escritora Micheliny Verunschk. Pela tarde acontece o sarau da JACA, e o show fica por conta do rapper Hiran e do soteropagotrap de Guedez.
No último dia da programação, acontece uma roda de conversas sobre pessoas trans e a literatura, com a cantora e poetisa Bixarte, o escritor baiano Esteban Rodrigues, com mediação do poeta Alex Simões. A resenha está garantida com o comediante Tiago Banha, numa mesa com a atriz e apresentadora Luana Xavier, sobre o riso e seus limites, o público presente ainda poderá conferir o Slam das Minas. Encerrando a programação, a banda Afrocidade sobre ao palco do FLIN.
Foto: Camila Souza/GOVBA