Edufba tem Livro do Mês duplo em homenagem à independência baiana
Da Redação
No dia dois de julho foi comemorado, na Bahia, o aniversário de independência do Estado. Para celebrar os 189 anos de liberdade, a Edufba oferece duas obras escritas pelo professor Luís Henrique Dias Tavares no Livro do Mês: Da Sedição de 1978 à Revolta de 1824 na Bahia eIndependência do Brasil na Bahia. Ambas podem ser adquiridas com 20% de desconto nas livrarias da editora.
Em Da Sedição de 1978 à Revolta de 1824 na Bahia, lançada em 2003, Tavares traz artigos que abordam a história do soldado Luís Gonzaga das Virgens, um dos participantes da conjuração baiana, enforcado em 1799 por ter ido contra ao governo, dos escravos presos e julgados sob a acusação de conspirar pelo fim da escravidão no ano de 1798 e da luta armada pela Independência do Brasil na Bahia. No total, são seis estudos, quatro destinados à história da Sedição na Bahia em 1798.
Independência do Brasil na Bahia contém uma análise sobre as principais sequências históricas sobre a guerra gerada pelo movimento de independência da Bahia, com início na cidade de Salvador em fevereiro de 1822 e termino em 02 de julho de 1823. Ano em que o exército e a marinha de Portugal deixam o solo baiano. Tal título se justifica pelo fato de que a história da independência da Bahia é singular frente a dos outros estados do Brasil. A presença de uma resistência e de uma forte luta armada contra o exército de Portugal propiciou um ambiente de inexistente conciliação entre brasileiros e portugueses, na região.
Serviço
O quê: Livro do Mês EDUFBA – Julho de 2012
Quando: durante todo o mês de julho de 2012
Onde: Livrarias EDUFBA: Posto 1 – Campus Canela; Posto 2 – Campus Ondina
Quanto: Da Sedição de 1978 à Revolta de 1824 na Bahia – R$ 30,00
Independência do Brasil na Bahia – R$ 28,00