Escritor Paulo Tavares faz evento de lançamento dos livros “Des-Habitat” e “Lúcio Costa era racista?”

As obras desafiam as narrativas estabelecidas na arquitetura e no urbanismo modernos.

 

Acontece hoje (04) terça-feira, o evento de lançamento de duas obras literárias escritas pelo o arquiteto e escritor Paulo Tavares. A entrada é gratuita, às 18h no Goethe Institut, e tem como programação uma  roda de conversa sobre arquitetura, história e sociedade com o autor, e participação  da arquiteta e pesquisadora Gabriela Leandro Pereira, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), e o pedagogo, pesquisador e curador José Eduardo Ferreira Santos.

 

Sobre as obras, “Des-habitat”  revisita a revista Habitat, editada por Lina Bo Bardi nos anos 1950, que se destacava por uma curiosa mescla de modernismo e expressões culturais vernaculares. O livro de Tavares investiga como essa publicação encenava tais imagens e objetos, utilizando-se de design gráfico para questionar seus contextos originais. Já “Lúcio Costa era racista” é um ensaio que examina as fundações raciais e coloniais da arquitetura moderna no Brasil através das teorias do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, questionando a intersecção entre racismo e espacialidade nos planos urbanos e na historiografia arquitetônica brasileira.

“Esses livros são convites para repensar e questionar as estruturas que moldam nossos espaços urbanos e históricos. ‘Des-Habitat’ e ‘Lúcio Costa era racista?’ procuram desvelar as camadas ocultas de narrativas que muitas vezes aceitamos sem questionar.”, explica Paulo Tavares.

 

Serviço

Evento: Modernidades Coloniais: lançamento duplo: “Des-Habitat” e “Lúcio Costa era racista?”, de Paulo Tavares

Data: 04/06/2024, às 18h

Local:  Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *