Inauguração da Cine Biblioteca Mataracira em Lauro de Freitas celebra a Literatura Afro-Brasileira e Educação Antirracista
O espaço é dedicado, principalmente, ao público infantil, mas também para todas as pessoas interessadas no fortalecimento da educação antirracista desde a primeira infância
No sábado (6) será inaugurada a Cine Biblioteca Mataracira, em Lauro de Freitas. Com entrada gratuita o público também poderá participar do “Café Literário”, um bate-papo com Mameto Laura Borges, além de assistir a exibição de vídeos sobre a fundação da Associação Tupã Suriazala. O projeto busca a valorização e difusão da literatura e dos saberes afro-brasileiros para a construção de uma educação antirracista desde a primeira infância.
Para celebrar o Dia Internacional e Nacional do Livro Infantil, a Associação Tupã Suriazala, espaço de preservação ambiental de cultura e cultivo da religião de matriz africana, irá abrir suas portas na cidade de Lauro de Freitas, em uma região antes habitada por indígenas Tupinambás. Atualmente o espaço de cultivo e cultura, desenvolve ações, cursos e oficinas para geração de renda de mulheres pretas, monoparentais, pessoas de comunidades tradicionais, LGBTQIA+ e mulheres quilombolas. Ponto de encontro de culturas e povos, onde são cultivados legados, cultura, sabores e saberes atávicos.
A Cine Biblioteca leva o nome da Mameto Mataracira, avó de Mameto Laura Borges que representa a Associação juntamente com Mameto Ijesu. Mataracira que era Laura Mercês deixou o seu legado de incentivo a leitura e estudo a todos os seus filhos espirituais, como lembra Mameto Laura Borges: “ todos precisam não somente ler e escrever, mas também se enxergar na cultura dos livros de literatura preta”.
SERVIÇO:
Inauguração da Cine Biblioteca Mataracira
Data/Hora: 06/04, a partir das 10h
Local: Associação Tupã Suriazala (Rua Edson Gomes da Silva – Jardim Castelão)