Livro de grupo de pesquisa da UFBA é lançado nesta semana
Obra analisa temas da publicidade, comunicação e cultura
Por Ícaro Lima
Acontecerá nesta semana o lançamento do livro “Marca lugar, comunicação e cultura”, publicado pela Edufba. O evento ocorrerá no XIII Congresso da Abrapcorp, que acontece até a próxima quinta-feira (9), na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.
A obra é dividida em duas partes. A primeira é intitulada “Brasil: o Mundo se Encontra Aqui?”, composta por 11 capítulos escrito por integrantes do Grupo de Pesquisa Logos – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (CNPQ/UFBA), com análises individuais ou comparadas das peças da campanha publicitária intitulada: “O mundo se encontra aqui. Venha celebrar a vida!”. Já a segunda parte se chama “Territórios, cultura e comunicação”, e é escrita com participações de brasileiros e estrangeiros que refletem sobre as interfaces entre os campos da comunicação e da cultura na contemporaneidade.
O livro foi organizado por quatro pesquisadores:
- Adriano de Oliveira Sampaio: Professor associado da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia /UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em cultura e Sociedade (Pós-Cultura) no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac) da (UFBA);
- Claudiane Carvalho: Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também realizou o mestrado;
- Inês Martins Macedo: Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UBA);
- Lidiane Santos de Lima Pinheiro: Professora adjunta do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) e do Centro de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso (Cepad).
Serviço
O que é: Lançamento do livro “Marca lugar, comunicação e cultura”
Quando: 6 a 9 de maio
Onde: XIII Congresso da Abrapcorp – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo – SP