OSUFBA promove concerto de premiação do Concurso Horst Schwebel
O mês de agosto será marcado por ações da EMUS para comemorar as produções de seus alunos que participaram do Concurso Horst Schwebel
Por Greice Mara
Durante o mês de agosto, a Escola de Música vai promover dois concertos para comemorar as produções dos alunos da Escola. Os eventos são abertos ao público. No próximo dia 18, sexta-feira, a partir das 20h, o Salão Nobre da Reitoria será palco do concerto acadêmico de premiação do segundo colocado no Concurso Horst Schwebel – Solistas da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) 2017.1. Na ocasião,ocorre também a entrega do prêmio para o solista de violoncelo Nilton de Jesus Cerqueira da Silva.
O programa será composto pelas peças Edward Elgar, Chanson de Matin & Chanson de Nuit; Concerto para violoncelo e Orquestra em dó maior, de Franz Joseph Haydn, com Nilton de Jesus Cerqueira da Silva; e a Sinfonia nº. 25, em sol menor, de Wolfgang Amadeus Mozart. A Orquestra terá a regência do maestro José Mauricio Brandão.
Já no dia 31, às 20 horas, também na Reitoria, a OSUFBA vai apresentar o concerto sinfônico de premiação dos primeiros colocados no mesmo concurso: Rafael Dias Santos Almeida, flauta; e Otavio Correa da Silva, trombone. A exibição, com regência de José Maurício Brandão, será composta pelo Concerto para Flauta e Orquestra, de Jacques Ibert, com o solista Rafael Dias Santos Almeida, Flauta; Concertino para Trombone e Orquestra, de Ferdinand David, com o solista Otavio Correa da Silva, trombone; e a Sinfonia nº. 9, Novo Mundo, de Antonin Dvorak.
O concurso Professor Horst Schwebel visa estimular a produção artística dos alunos da Escola de Música da UFBA nas áreas de Instrumento e Canto. A iniciativa presta uma homenagem ao professor Schwebel, falecido em 2015, e está afinada com as ações desenvolvidas pela atual direção da Escola com o propósito de valorizar a memória da EMUS.