Projeto incentiva o primeiro contato de crianças com a música
O Musicalização Infantil atende crianças de zero a dez anos e promove desenvolvimento cognitivo, motor e social
Por Greice Mara e Kelven Figueiredo
O Musicalização Infantil é um projeto de extensão da Escola de Música da UFBA, que se propõe a colocar crianças de todas as idades em contato com a música. O projeto que surgiu em 2007, conta com 15 turmas que atendem 104 crianças de 0 a 10 anos. Os encontros são semanais e acontecem sempre às sextas-feira nos turnos matutino e vespertino. As aulas possuem planejamento semestral e a cada semestre é escolhido um músico em especial para ser estudado nas aulas que são ministradas por alunos bolsistas do curso de licenciatura da Escola de Música.
De acordo com a coordenadora do projeto, Mara Menezes, a inicialização das crianças à música estimula o desenvolvimento de algumas habilidades e funções cognitivas. “Ao conhecer esse universo, a criança começa a ter noção de altura, de intensidade, conhecem as propriedades do som e são estimuladas a explorar um repertório amplo e diversificado.Ela se expressa musicalmente e reage aos sons”, explica Mara.
As aulas seguem uma rotina padrão, determinadas por uma canção inicial e apresentação de um novo instrumento a cada encontro. Durante as aulas, nas turmas com crianças de 0 a 3 anos, há momentos em que os pais cantam junto com e os filhos, o que faz com que haja maior interação entre eles. Quando o encontro está prestes a terminar, é proposto um momento de relaxamento em preparação para a canção de despedida.
Ao longo dos nove anos de existência, o projeto também tem atuado no desenvolvimento de funções sociais e artísticas. Questionada sobre a importância do projeto na vida de seu filho, a mãe do Bento ressalta o aspecto de socialização na vida da criança. “Ele está aqui há dois semestres e esse tempo tem sido muito importante.Ele não interagia com outras crianças e hoje adora vir para a aula de música. Sempre que entra na sala, eu vejo que ele adora isso aqui”, afirma. Esse desenvolvimento também é percebido pelo pai de Pedro, que também pontua o quanto as atividades vêm contribuindo com a formação motora, psicológica e social de seu filho.
A relevância do Musicalização Infantil também é ressaltada pelas monitoras do projeto. As professoras Liana Falcão e Júlia Lins consideram a iniciativa muito importante, não só pelo fato de melhorar o desenvolvimento cognitivo, motor, social, auditivo e da memória, mas também porque o projeto funciona como uma espécie de laboratório para os alunos de licenciatura em música que têm a oportunidade de lecionar ainda na faculdade.
Mara Menezes ressalta ainda a importância do ensino da arte no desenvolvimento infantil, contextualizando com a proposta de reforma do ensino médio que prevê a retirada de artes do currículo obrigatório. A coordenadora acredita que a arte vem sendo colocada em segundo plano e que as formações básicas vêm se baseando no ensino mais técnico, como a ênfase nas ciências exatas e naturais. “A gente não quer alunos que só sabem resolver problemas e que memorizem as fórmulas de matemática e física. O conhecimento técnico é importante, mas a arte trabalha o ser humano, trabalha questões autoconhecimento e conhecimento do outro”, declara.