UFBA Cultural homenageia Edgar Santos
UFBA Cultural homenageia o ex-reitor Edgar Santos com apresentações da Orquestra Sinfônica da UFBA e do Madrigal da Escola de Música.
Por: Glenda Dantas
O salão nobre da Reitoria será palco da homenagem ao ex-reitor Edgar Santos. A honraria acontece durante a edição do “UFBA Cultural”, que acontece no dia 08 de setembro, a partir das 19h. O evento contará com concerto da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) e do Madrigal da Escola de Música (EMUS/UFBA), regidos pelo maestro José Maurício Brandão. A programação apresentará as peças Te Deum em dó maior e o Concerto para Piano e Orquestra nº 23 em lá maior, ambas de Mozart e terá a participação da pinaista Beatriz Alecio.
A Orquestra Sinfônica da Escola de Música foi fundada em 1954 com os primeiros Seminários Livres de Música promovidos pelo então reitor Edgar Santos. O Madrigal é um grupo vocal profissional, fundado em 1954 pelo maestro H. J. Koellreuter. Devido à sua atuação, é considerado um dos melhores grupos vocais do Brasil. Ambos constituem importantes núcleos de extensão, veículos de comunicação cultural entre a universidade e a comunidade.
No evento também será realizada a Feira de Livros e Autores da UFBA, com exposição de obras e sessão de autógrafos pelos autores presente, a partir das 17h, no hall da Reitoria da UFBA.
Perfeito, um evento singular de cultura plural, merecida homenagem.