BTCA apresenta espetáculo na Praça das Artes
Questionar intolerâncias e acionar diferentes linguagens é o principal objetivo do projeto “Urbis in Motus”
Por: Alana Bittencourt
O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta o projeto artístico “Urbis in Motus”, no dia 31 de janeiro, às 19h, na Praça das Artes da UFBA, no Campus de Ondina. A produção tem como objetivo questionar intolerâncias e acionar diferentes linguagens artísticas para expressar poeticamente a defesa das liberdades. Esta é primeira de um circuito de apresentações em universidades de Salvador.
“Urbis in Motus” (“cidade em movimento”, em latim) é um projeto de Davi Cavalcanti (VJ Gabiru) com o diretor artístico do BTCA Antrifo Sanches e a assessora artística da companhia Dina Tourinho. A montagem conta com suporte do Núcleo de Pesquisa do Balé.
Interação de performance e coreografia ao vivo, videomapping e intervenção urbana são as linguagens que integram o “Urbis in Motus”. Para o projeto, foram selecionados temas urgentes que resguardam a diversidade e mobilizam lutas de minorias sociais: misoginia, racismo e LGBTfobia.
As coreografias foram criadas pelos professores da UFBA e diretores teatrais Djalma Thrürler – que investiga as questões de LGBTfobia; e Meran Vargens – que aborda o tema da misoginia. Já a pauta do racismo é abordada em um videodança, exibindo um solo do bailarino Renivaldo Nascimento (Flexa II).
A cena acontece em espaços públicos urbanos, incorporando assim também pensamentos a respeito de cidade, ocupação, patrimônio histórico-cultural e memória.
O evento é gratuito e classificação indicativa é 12 anos.
Foto:Paula Fróes