Caixa Cultural recebe exposição Fabulações Visuais
Exposição apresenta 37 obras de artistas que traduzem em linhas e formas o simbólico e o sensível das fabulações
A CAIXA Cultural Salvador traz a exposição Fabulações Visuais, com abertura hoje (11), seguindo no espaço até 4 de junho. A exposição apresenta ao público o universo criativo das obras de arte do acervo da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), evidenciando o caráter de fábulas visuais e de liberdade poética.
A produção acontece por meio de imagens e livres composições que se situam entre a fantasia, o simbólico, o mítico e, em alguns casos, abrindo espaço para a crítica social e política.
Sobre Fabulações Visuais
“Fabulações visuais” é uma mostra de 37 obras de arte do acervo da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos – ACBEU, de autoria de 33 artistas, que serão expostas na CAIXA Cultural Salvador. O acervo da ACBEU é constituído por 317 trabalhos doados por artistas renomados e exibidos ao longo das atividades de funcionamento da Galeria ACBEU.
A exposição também foi pensada para mostrar parte desse acervo às novas gerações, promovendo o conhecimento das poéticas de artistas de diferentes gerações e linguagens e favorecendo o diálogo e a interação entre o acervo artístico da ACBEU e a comunidade externa.
A ideia de “fabulação” tem como inspiração uma história inventada, só que traduzida por meio de elementos plásticos, como formas, linhas, texturas, cores, superfícies.
Como funcionou a curadoria?
A exposição conta com a curadoria do professor de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e Doutor em Artes Visuais Dilson Midlej.
Pesquisador de arte brasileira, além de atuar como docente na Graduação e Pós-Graduação, é premiado autor de textos acadêmicos e críticos publicados em anais de eventos científicos e em outras publicações, inclusive um capítulo de livro do Museu de Arte Moderna da Bahia.
Dilson Midlej desenvolveu várias curadorias de exposições artísticas, dentre as quais as mais recentes são: “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, no Palacete das Artes, 2022 (atualmente em cartaz e se estende até 05 de marco de 2023); “Voltaire Fraga, hoje (entre o ontem e o amanhã)”, na Roberto Alban Galeria de Arte, 2019; “A pintura no acervo do MAB”, no Museu de Arte da Bahia, exposição comemorativa ao centenário do Museu de Arte da Bahia, 2018.
Imagem de destaque: Pintura sobre tela, sem título, Autoria: Bel Borba