Conheça três perfis do Instagram que dão visibilidade à comunidade UFBA

Através de memes, beleza e ‘balbúrdia’ a UFBA se expressa na rede social, fortalecendo vínculos de orgulho e identidade

Por Luciana Freire

Todo mundo sabe que o Instagram é uma das redes sociais favoritas do brasileiro. Somos 60,1 milhões de usuários, o que nos coloca na posição de terceiro país que mais acessa o aplicativo. As redes sociais reforçam e criam vínculos através da circulação de conteúdo variado. A UFBA por exemplo, é uma comunidade que só no instagram tem mais de 104 mil marcações com a hashtag  #ufba. 

A universidade baiana é o motivo da criação de vários perfis no instagram, sejam páginas oficiais ou as páginas feitas por alunos, com conteúdo de humor ou informativo. Elas movimentam o acervo sobre a vivência na comunidade acadêmica e influenciam na construção da sua imagem. A Agenda procurou conhecer a história por trás de três grandes páginas sobre a UFBA, elas reúnem uma significativa quantidade de seguidores, além de mobilizarem a comunidade na produção de seu conteúdo. Será se vocês já seguem esses perfis?  

Representatividade e originalidade
Essas palavras são as que melhor representam a página @ufbasincero, isso e os memes do ‘papi’. Vocês não sabem quem é o papi? Acho difícil não saber, mas deixa que a Agenda explica. Com 19,8 mil seguidores e uma média de visualização nos stories de 5 mil views, números que impressionam, a @ufbasincero é a página sobre a UFBA que tem mais visibilidade.

Quem mais se impressionou foi o Albert Porto, que sempre teve o espírito de comediante e fazia muitos memes com os amigos, e resolveu criar o perfil para tirar sarro dos dramas da vida de universitário. Na época, em 2017, Albert ainda era estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental, e achou a figura perfeita para ilustrar os seus memes. Ninguém menos que o reitor da UFBA, João Carlos Salles, ou ‘papi’ para os mais íntimos.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

“Eu queria achar algo que tornasse a página original e que representasse a UFBA, me esbarrei numa foto do reitor e pensei: “ele tem cara de meme!”. Quando o perfil ganhou uma maior visibilidade, eu marquei uma reunião com ele para saber se podia continuar usando sua imagem né. Quando cheguei lá, me surpreendi, ele ficou super feliz com a repercussão e disse que é fã número 1”.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

E onde é que tá a representatividade nisso tudo? É que a interação com a comunidade UFBA é o mais legal, com comentários como “não vejo a hora de entrar na UFBA”, “ai que arrependimento de ter mudado de faculdade” ou “eu amo essa universidade”, são muito comuns.  Tudo isso cria uma identidade e rede de apoio nessa comunidade, além de ser um canal com grande potência. 

“A página contribui muito com a comunicação de forma holística, conseguindo abranger toda a universidade, todos os campi, professores e alunos. A UFBA, em segundos, viraliza um meme”.

#ufbanoinstagram
Já esteve andando pela UFBA e se deparou com a beleza nos detalhes dos campi? O perfil @universidadefereraldabahia está cheio de fotos assim. Não é uma conta oficial, tem mais de 15 mil seguidores. Ela foi criada pelo ex-estudante da UFBA Pedro Magalhães. A ideia surgiu em 2015, quando durante o intercâmbio Pedro percebeu a falta de um perfil da universidade. A conta foi criada para divulgar fotos da UFBA com o intuito de estimular o orgulho e valorizar o seu espaço. 

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Era pela localização que o administrador selecionava as fotos que iriam para o feed. Desde a criação do perfil foi lançada a hashtag #ufbanoinstagram e agora que as pessoas passaram a utilizar mais a tag, Pedro faz a busca de conteúdo por lá. “De todas as minhas postagens apenas 2 fotos fui eu mesmo que tirei todas as outra foram contribuições de seguidores”.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

“Meu principal objetivo era criar um sentimento de orgulho, além da oportunidade de conhecermos os diversos campi da UFBA com toda sua beleza. Muitas fotos que postei são de lugares que nunca tive a oportunidade de frequentar, mas são belíssimos, e espero que mais pessoas tenham esse sentimento ao ver as fotos”.

UFBA Presente
Os últimos tempos se mostram urgentes, como nunca antes, à importância de divulgar o conhecimento que é produzido dentro da universidade. A UFBA, universidade pública, gratuita e de qualidade, é uma das melhores do país, a instituição não poderia ficar de fora do instagram. É o perfil oficial @ufbaempauta que funciona como uma agenda da UFBA. Muitas vezes utilizada como um contato informal para divulgar informações oficiais, como notas e comunicados.

A conta tem quase 13 mil seguidores e é administrada pela assessoria de comunicação da UFBA. As postagens acontecem semanalmente e tem como foco os eventos que acontecem em todos os campi. 

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)22

Então se você quer ficar ligado sobre o que está acontecendo na UFBA e não quer sair do instagram, siga esses perfis e não esquece que a @agendartecultura também está por lá. As férias já estão quase acabando e a nossa agenda cultural vai começar a bombar de eventos, além das nossas matérias!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *