Consumo e fruição da música na cultura digital
“Será que estamos passando por uma crise na música, ou por uma crise no modelo de negócio musical?”, questionou Messias Bandeira (IHAC)
Por Artur Mello
Entender a dimensão da fruição, parte do processo de consumo, a partir das transformações da cultura digital. Este foi o objetivo da conferência “Música, Tecnologia e Cultura (a dessacralização do consumo)”, proferida pelo diretor do IHAC Messias Bandeira. O diretor problematizou o uso das possibilidades que as tecnologias nos trazem. “Será que estamos usufruindo do potencial máximo que temos à nossa disposição, ou estamos fazendo mais do mesmo?”, questionou Bandeira.
O pesquisador destacou a importância de se sair do “lugar comum” como baixar a discografia de artistas consagrados, como Caetano e Beatles. “Qual foi à última vez que vocês baixaram o CD completo de um cantor asiático, visitaram catálogo de um museu Africano? Essa é a grande questão que eu trago para ser refletida”, provocou.
Bandeira se mostrou preocupado com o consumo da música e com a “crise” que muitos afirmam que ela vem passando. “Talvez, o que nós consumimos nos últimos anos, não foi uma cultura musical e sim uma cultura fonográfica. Será que estamos passando por uma crise na música, ou por uma crise no modelo de negócio musical?”.
O palestrante defendeu, ainda, a maximização da divulgação da música e da cultura e citou a experiência de pessoas que atuam como verdadeiros mediadores culturais. “Eu tenho um amigo chamado Moisés, que regulamente circula na região do Dique com o seu famoso trio do MP3, onde ele se apresenta como um grande mediador cultural e ajuda na divulgação do mercado da música. Ele fornece aos seus clientes todas as obras de um artista e conta também um pouca da história do artista desejado”.
Seminário Consumo, Mídia e Públicidade
++ Comunicação e Sociedade do Consumo
A conferência fez parte da programação do 1° Seminário Soteropolitano sobre consumo, mídia e publicidade: abordagens contemporâneas, que aconteceu na última quinta-feira (28/04). O Seminário foi inciativa do Núcleo 3, Grupo de Estudo e Pesquisa de práticas e de produtos discursivos da cultura midiática. A coordenação do núcleo e do evento é da Profª Drª Anna Maria Jatobá Palácios.
Na parte da manhã, o evento começou com a apresentação da mesa moderada por Anna Maria e com a participação da diretora da Facom/UFBA, Suzana Barbosa, da coordenadora do Pós-Cultura, Ihac/UFBA, Edilene Matos, da vice-coordenadora do Pós-Cultura, Ihac/UFBA, Rita Aragão e do diretor do Ihac/UFBA, Messias Bandeira.