Vamos dar uma volta em alguns museus?
Agenda Arte e Cultura indica alguns museus que oferecem visitas virtuais
Por Amanda Palma
Ainda não podemos sair de casa para curtir um momento de lazer e como temos que nos virar em opções pela internet, que seja para fortalecer a nossa cultura. Indicamos aqui alguns museus baianos que abrem seu acervo de forma virtual. É uma boa oportunidade para conhecer algo diferente e quem sabe despertar a vontade de conhecer esses lugares pessoalmente.
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB)
O IGHB fica localizado na Piedade e guarda boa parte da memória do nosso estado. São 125 anos de funcionamento ininterrupto. Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. É o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.
Com o tour virtual, é possível dar um volta em 360º e passear pela Hemeroteca (coleção de jornais), Biblioteca Ruy Barbosa, Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, Salão Nobre, Museu, além da famosa vista da Cúpula, com imagem geral do Centro da Cidade do Salvador.
Para fazer a visita, acesse aqui!
Museu de Arte Moderna (MAM-BA)
Localizado na Avenida Contorno, o MAM também abre suas portas para o visitante virtual. É possível visitar as exposições que estão disponíveis na Capela e no Casarão. Na Capela, está a exposição “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos”, com fotografias que mostram o cotidiano do baiano que Lina Bo Bardi conheceu quando chegou a Salvador, em 1958. Já no Casarão está a exposição “Cores, Amores, Recantos…Bahia”, que apresentar ao público cenas da Bahia.
Para fazer a visita, clique aqui!
Museu da Misericórdia
No coração do Centro Histórico, está o Museu da Misericórdia e esse é um momento interessante de dar uma volta pela região. O roteiro começa na Rua da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, e abrange todos os salões e alas do espaço cultural com a geração de imagens em 360º. Ao clicar em ícones, o visitante tem informações sobre as obras e elementos artísticos que compõe o acervo formado por mais de 3.800 peças.