Estudantes da FACOM participam do Prêmio ABAPA de Jornalismo 2022
Ao todo, os estudantes concorrem a R$9000 em premiação
Por: Ruan Amorim e Maria Moura
De ciclos de palestras a visitas técnicas, dez estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA participaram de uma imersão na cadeia produtiva do algodão baiano. A convite da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em prol do Prêmio ABAPA de Jornalismo, os universitários viajaram para o Oeste da Bahia, onde passaram os dias 25 e 26 de agosto aprendendo mais sobre a cotonicultura. Os estudantes, que concorrem a, ao todo, R$ 9000, participaram de palestras sobre pesquisas científicas no campo e visitaram fazendas de cultivo de algodão em Luís Eduardo Magalhães.
Participante da premiação, o estudante Ruan Amorim relata a importância da experiência para a sua jornada profissional. “Para mim, a experiência foi enriquecedora em todos os sentidos. Conhecer um pouquinho mais sobre a cadeia produtiva do algodão e entender como o jornalismo pode se inserir nela foi incrível”, conta o estudante.
De acordo com o universitário, a experiência agregou valor no campo profissional, uma vez que lhe proporcionou conhecer outra área em que pode atuar. “Abri minha visão para um campo de trabalho que nunca foi minha opção. Acho que todos os estudantes de comunicação devem participar de um projeto como esse. Experimentar ajuda no processo de escolha das áreas que queremos ou não atuar após a formação”, afirma Ruan.
Já a estudante Maria de Moura conta que a imersão foi um grande exemplo de formação além dos limites da sala de aula. “Conhecer novas pessoas, novos lugares e sair do dia a dia da faculdade foi muito agregador”, relata.
Em sua segunda edição, após três anos de pandemia, o concurso irá premiar três reportagens escritas e três reportagens em vídeo na modalidade jovens talentos. Os estudantes, que precisam cursar a partir do 4º semestre, devem enviar uma reportagem sobre o cultivo de algodão na Bahia até 16/09. Participam, além da UFBA, cerca de 60 estudantes da UNIME, UniJorge, Unifacs, UESB, UniFTC.