Exposição que homenageia o litoral baiano entra em cartaz nesta sexta-feira
A exposição “Litoral” promete encantar o público, trazendo a beleza do litoral baiano em 23 imagens
Acontece hoje (10/11), no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS-UFBA), a inauguração da exposição “Litoral”. Sob a curadoria de Eugênio de Ávila Lins e a autora do talentoso artista plástico Ronan, a mostra, que vai até o dia 10 de janeiro, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, sempre das 10h às 17h30.
Composta por 23 telas, a exposição retrata a beleza do litoral baiano, e promete um olhar único sobre as regiões praieiras, desde a Península do Maraú, no Baixo Sul da Bahia, até o Sítio do Conde, no Litoral Norte. O artista, promete oferecer uma experiência única e cativante aos amantes das artes visuais, trazendo vida e emoção a esta exposição que foi inspirada em suas vivências da infância, adolescência e início da vida adulta, épocas em que construiu uma intimidade direta com o mar da Bahia, por meio de suas viagens em veleiro, pescaria e visitas aos lugarejos.
As pinturas em óleo e aquarela retratam não apenas a beleza das praias e paisagens costeiras, mas também a interação das pessoas com o mar, a terra e o mangue, que se juntam nas telas numa sintonia que transmite autenticidade, diversidade e a vivacidade presentes no litoral baiano.
Sobre o artista
Ronan Rebouças Caires de Brito nasceu em Salvador, onde morou por 20 anos, e durante esse tempo, velejou, pescou e visitou os vilarejos do Litoral Norte, Recôncavo e Baixo Sul, sempre com o estojo de aquarelas, os pincéis e o bloco de desenho dentro do alforje. Estudou Arquitetura por um período, mas os chamamentos pelas coisas da natureza o levaram a se graduar em Biologia. Posteriormente, recebeu o título de mestre em Biologia Aquática pela University College of North Wales, UK e o de doutor em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, na UFBA, com uma tese sobre a Baía de Todos os Santos. Lecionou temas em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA até 2015. Hoje, aposentado, vive na Chapada Diamantina, Vale do Capão, onde se dedica à pintura.
Serviço
Exposição “Litoral”, de Ronan de Brito
Dia: 10 de novembro de 2023 a 10 de janeiro de 2024
Local: Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (Rua Sodré, nº 276 – Centro, Salvador – Bahia – Brasil)
Entrada Gratuita para a exposição