Facom realiza a 3° edição de seminário com discentes do PósCom
Evento terá diversas mesas e workshops gratuitos relacionados à área
Por Lua Gama
Será realizada na próxima semana entre os dias 11 e 15, a terceira edição do ComDis – Seminário de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). O evento será realizado na Faculdade de Comunicação (Facom/UFBA), no campus de Ondina, e contará com diversas apresentações e workshops ministrados por mestrandos e doutorandos da UFBA, que estudam o campo comunicacional. A entrada é gratuita.
Serão debatidos temas como o jornalismo, as novas tecnologias, relações políticas, sociais e/ou econômicas da sociedade contemporânea, relações do audiovisual, dentre outros. A mesa de abertura acontece na segunda (11), às 13h, e estarão presentes a diretora da FACOM, Suzana Barbosa, a professora integrante da coordenação do PósCom, Lia Seixas e dois estudantes do programa.
Também na segunda, o evento terá a participação das doutoras Maíra Bianchini e Valéria Vilas Bôas, egressas do PósCom, que irão narrar suas experiências durante os anos que desenvolveram suas pesquisas dentro do programa. A proposta é que elas possam respondam às questões da plateia, a fim de elucidar possíveis dúvidas e preocupações de alunos que estejam começando ou desenvolvendo seus trabalhos.
A partir destas mesas, a programação segue com seis apresentações diárias, com distintos assuntos, mas com eixos temáticos. As exposições acontecerão sempre das 14h às 18h, com um intervalo a cada três pesquisadores. Já os workshops acontecem pela manhã, entre 8h e 12h. “É possível ganhar tempo e eficiência na pesquisa, através de organização dos metadados das referências”, explica o mestre Alexandro Mota, que traz, na quarta (13), a Oficina de Exploração e Gerenciamento de Bibliografia.
Na quinta (14), a doutora Isabele Mitozo aborda a Introdução à Metodologia Quantitativa para a Pesquisa em Comunicação. Ambos os cursos ocorrem no Auditório do CEADD, na Faculdade de Comunicação. Quem participar do evento, terá direito a um certificado, a partir do cumprimento de 30h, no mínimo. Mais informações, poderão ser acessadas na página do Seminário no Facebook.