Festival Estudantil de Artes Cênicas abre inscrições para participações em mostra artística

Até o dia 16 de agosto está aberta a inscrição para estudantes da educação básica e ensino superior para participar da chamada pública para seleção de espetáculos e cenas curtas teatrais realizados pelo Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC). As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário virtual e ao todo serão selecionadas 14 obras que dialoguem com teatro, dança, performance e artes circenses. 

Os interessados podem se inscrever nas categorias: “Cenas Curtas”, com propostas cênicas nas diversas linguagens – teatro, dança, circo, performance e artes integradas, que tenham entre 10min e 15min; “Cine FESTAC”, com curtas-metragens de até 15 min; além da categoria “Espetáculo de Artes Cênicas”, em que podem participar trabalhos da Educação Básica de Salvador e oriundos de produção no âmbito das escolas livres e superiores de artes do território nacional.

O objetivo dessa 6ª edição é ampliar diálogos com a cidade, especialmente pela ocupação de outros espaços culturais. O tema dessa edição é “Defina sua Cidade”, uma livre inspiração no poema do autor Gregório de Mattos. Cada obra selecionada receberá uma ajuda de custo, os valores estão disponíveis no edital.

As obras vencedoras serão exibidas no FESTAC ano 6, que acontece de 16 a 22 setembro com uma grande mostra de espetáculos, cenas curtas, debates, oficinas, residências e formação de plateia.

 

FESTAC

O festival é uma plataforma que promove intercâmbio, criação, reflexão social, crítica e pedagógica, formação e difusão das produções estudantis por meio de uma programação diversificada, que busca protagonizar produções artísticas de estudantes. 

Um dos idealizadores do FESTAC, o produtor cultural e diretor teatral Guilherme Hunder, pontua que o Festival tem dois eixos centrais: de formação – reunindo oficinas, seminários e residências – e da fruição – com mostra de espetáculos e performances, e filmes curtas. “O Festac busca colocar o estudante – seja da educação básica, ou do ensino superior – no foco das ações, pois entendemos que os espaços escolares são grandes centros para experimentações artísticas e formação de criadores e espectadores. Somos um Festival que visa investir na formação de novos profissionais no campo das artes, mas, sobretudo, na sensibilização destes estudantes”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *