Fique por dentro da programação do TCA no mês de junho

Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves e em aplicativos de venda online 

Por: Ruan Amorim

Se você está em busca de um entretenimento musical ou teatral, o Teatro Castro Alves (TCA) é o lugar certo. Neste mês, o espaço cultural recebe diversas atrações para animar quem quer curtir um bom som ou espetáculo. Para acessar os espaços do complexo, é necessária a comprovação da vacinação contra a Covid-19.

Programação 

  • DIA 10 (sex), às 21h

MÚSICA: ROBERTA CAMPOS – “O AMOR LIBERTA”

“O Amor Liberta” é o novo álbum de Roberta Campos. Com 11 faixas inéditas, o trabalho produzido por Paul Ralphes mostra uma Roberta que se abriu para outros gêneros. Na mistura de sua MPB de voz e violão com indie, jazz, bossa nova ou blues, as faixas ganham swing e preservam a leveza característica da artista. Neste show em Salvador, especial para os namorados, Roberta apresentará suas mais novas músicas com banda completa, além de outras que marcaram a carreira da artista.

  • DIA 11 (sáb), às 20h

MÚSICA: MARIENE DE CASTRO – “POVO DE SANTO”

Mariene de Castro une em seu repertório diferentes matrizes da música brasileira, lançando luz em sambas de roda pouco conhecidos, além de dar novos arranjos a clássicos. Seu trabalho reúne ritmos de quatro nações do candomblé: Kétu, Angola, Jeje e Efon, mais conhecida como Ijexá, incorporados ao samba. Em “Povo de Santo”, Mariene levanta temas ainda marginalizados na sociedade brasileira nesse espetáculo.

 

  • DIA 15 (qua), às 20h

MÚSICA: ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA – “SÃO JOÃO SINFÔNICO”

Celebrar o São João já virou uma tradição da Orquestra Sinfônica da Bahia e, pelo sexto ano consecutivo, a OSBA integra esta data tão fundamental da cultura nordestina. Após dois anos de apresentações virtuais, o São João Sinfônico da OSBA está de volta ao formato presencial. Entre os convidados, a cantora cearense Amelinha, intérprete de sucessos como “Frevo Mulher”, “Gemedeira”, “Foi Deus que fez Você” e “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa”, a cantora baiana Aiace, integrante da banda Sertanília, além do sanfoneiro e arranjador musical Marcelo Caldi.

  • DIA 17 (sex), às 21h

MÚSICA: XENIA FRANÇA – “EM NOME DA ESTRELA”

A cantora baiana Xenia França, indicada ao Grammy Latino, volta aos palcos com o show do seu novo e aguardado disco, “Em Nome da Estrela”, patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural. Acompanhada pelos músicos Fabio Leandro, Pipo Pegoraro, Ricardo Braga, Robinho Tavares, Daniel Pinheiro, Felipe Ribeiro, Estela e Eloísa Paixão, a cantora apresenta um show repleto de beleza e surpresas, com repertório inédito e também composições de seu primeiro disco, “Xenia”, de 2017.

  • DIA 18 (sáb), às 21h

MÚSICA: FLÁVIO VENTURINI – “GIRASSOL”

Ao estilo pop romântico, Flávio Venturini lança novo projeto, um show que aborda suas várias vertentes como artista e o mais recente disco “Paisagens Sonoras vol 1”. A base são seus grandes sucessos, como “Todo azul do mar”, “Noites com Sol”, sua parceria com Renato Russo “Mais uma vez”, sua canção mais gravada, o hit “Nascente”, e ainda os sucessos “Linda Juventude e “Besame”. No ano em que se comemoram os 50 anos do movimento Clube da Esquina, relembra sua gravação vitoriosa da canção de mesmo nome

  • DIA 19 (dom), às 11h

DOMINGO NO TCA – MÚSICA: MICROTRIO DE IVAN HUOL – “MICROTRIO JUNINO”

O São João toma conta do Teatro Castro Alves (TCA) no Domingo TCA com o “MicroTrio Junino”, espetáculo especial preparado pelo MicroTrio de Ivan Huol especialmente para a ocasião. Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo e vocal), Ivan Huol (bateria e voz) e Sérgio Albuquerque (guitarra baiana) adaptam seu repertório para o forró e o baião, sem perder o foco em uma curadoria afetiva, passeando por composições dos nordestinos Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Nando Cordel, Mestrinho e Chico César, entre outros.

Na Conha Acústica 

  • DIA 19 (dom), às 19h

MÚSICA: EMICIDA – “AMARELO” | SHOW DE ABERTURA: HIRAN

Com o novo show “AmarElo”, pela primeira vez em Salvador, Emicida apresenta o repertório do seu novo disco. Para um mundo em decomposição, Emicida optou por escrever como quem manda cartas de amor. Como resultado desse exercício do rapper paulista, ele propõe um olhar sobre a grandeza da humanidade. O show tem se revelado uma grande experiência, uma celebração com contornos de comunhão. No repertório, as novas canções, como a faixa-título e “Eminência Parda”, além de músicas que marcaram a sua carreira. A apresentação faz parte do projeto “Maré Musical”, plataforma de shows que visa difundir trabalhos da música autoral, independente e contemporânea brasileira.

Balé Teatro Castro Alves

  • DIAS 2, 3, 10 e 17, das 13 às 14h30 (chegada com até 15 minutos de antecedência, às 12h45)

AULAS ABERTAS: “VIRAMUNDO”

Em processo de criação do espetáculo “Viramundo”, que fará homenagem aos 80 anos do imortal Gilberto Gil, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) promove em suas aulas públicas de junho a experiência para outros dançarinos e dançarinas adentrarem estes bastidores. Com direção e criação coreográfica da renomada Duda Maia, “Viramundo” é uma celebração em dança e música que colocará em cena o BTCA e a Orquestra Afrosinfônica, sob batuta do maestro Ubiratan Marques. O roteiro dramatúrgico visita a pluralidade e a grandeza da obra desse artista tão representativo para a história da cultura do Brasil, que já ofereceu sua bênção ao projeto, idealizado por Ana Paula Bouzas, diretora artística do BTCA. A estreia está prevista para o dia 1º de julho no Teatro Castro Alves.

Para mais informações, acesse o site www.tca.ba.gov.br.

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *