Futuro do jornalismo em perspectiva popular é debate central do Festival FALA! em Salvador
O festival gratuito acontece de 25 a 27 de agosto; Programação conta com mesas de debate, oficinas e intervenções artísticas
Por: Maria de Moura
A terceira edição do FALA! – Festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas ocorre de 25 a 27 de agosto. As ações serão realizadas no Teatro Gregório de Mattos de forma gratuita, em Salvador (BA), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do festival. O FALA! é um festival independente realizado por Alma Preta (SP), Marco Zero Conteúdo (PE), 1 Papo Reto (SP) e Ponte Jornalismo (SP) – grupos profissionais que fazem comunicação e jornalismo a partir de experiências populares e comunitárias.
O objetivo central do festival é debater sobre o papel dos meios de comunicação e como eles podem servir de apoio para uma sociedade mais democrática, diversa, e romper os padrões do jornalismo tradicional, valorizando a cultura, identidade e diversidade de linguagens.
“Pensando no futuro do jornalismo e dos meios de comunicação em massa, o propósito do FALA! é abraçar a diversidade e a democracia a partir da perspectiva popular dentro da área e abrir espaço para que profissionais independentes atuem de forma conjunta, sendo capazes de desenvolver discussões amplas e democráticas sobre os temas atuais”, comenta Rosenildo Ferreira, fundador do site de notícias 1 Papo Reto e idealizador do Festival FALA!
A mesa de abertura intitulada O lugar da utopia em um mundo distópico discute como os ideais de uma sociedade igualitária podem incentivar a oposição ao avanço do autoritarismo. A mediação do debate será realizada pela jornalista Cristiane da Silva Guterres, jornalista, apresentadora e redatora, com participação de Helio Santos, doutor em administração e fundador do IBD (Instituto Brasileiro de Diversidade), e Cíntia Guedes, doutora em comunicação pela UFRJ.
Entre os debates e oficinas, também ocorrerão intervenções artísticas das musicistas Amanda Costa, Iane Gonzaga e Áurea Semiséria; declamação de poesias por Rilton Júnior e pelo grupo Slam das Minas; performance e dança de Diego Mamba Negra e Mano Sabota, além da apresentação do conjunto Pradarrum, que trabalha a preservação e valorização da musicalidade dos terreiros de candomblé.
Serviço
O quê: FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo e Causas
PAINÉIS E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS:
Local: Teatro Gregório de Mattos
Endereço: Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador – BA, 40020-160
Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Festival FALA!
Data: 25 a 27 de agosto
*Necessário a apresentação da caderneta de vacinação contra a Covid-19