IHAC e Escola de Dança oferecem ACCS voltada para pessoas com deficiência visual
O objetivo é possibilitar, através da Dança, uma reconstrução do olhar sobre a deficiência
Por: Alana Bittencourt
A Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) “Acessibilidade em Trânsito Poético” será ofertada na Universidade Federal da Bahia no semestre 2018.1. A ACCS é promovida pela Escola de Dança da UFBA em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e é voltada para atividades de criação e pesquisa em dança para comunidades de pessoas com deficiência na cidade de Salvador. Os encontros acontecerão às sextas-feiras, das 13h às 16h40.
A atividade interdisciplinar será ministrada pelos professores Eduardo Oliveira (Dança), Cecília B. Accioly (Dança) e Maria Beatriz B. do Carmo (IHAC). Na etapa atual, o projeto dá continuidade às atividades priorizando pessoas cegas e/ou com baixa visão em um novo campo de atuação: o CAP – Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual, vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A atividade pretende promover o contato dos estudantes do BI Saúde, de Dança e demais cursos da Universidade, com a singularidade das pessoas com deficiência, entre outras experiências no campo do sensível. O objetivo é possibilitar, através da Dança, uma reconstrução do olhar ampliado e crítico sobre a deficiência. Além de centrar nas potencialidades dos sujeitos e nos aspectos socioculturais, relacionais, ambientais e políticos que produzem e engendram a deficiência no tecido social.