Lançamento do documentário “Além do Espelho” acontece na UFBA

O filme fala sobre as histórias de vida dos protagonistas Edson Cardoso e Haile Gerima, racismo e resistência negra            

Por: Alana Bittencourt

 

Acontece no dia 28 de novembro, ás 19:00h, na Saladearte Cinema da UFBA, o lançamento do documentário “Além do Espelho”. Dirigido por Ana Flauzina, o filme registra o diálogo de duas importantes vozes da resistência negra da contemporaneidade: o jornalista brasileiro Edson Cardoso e o cineasta etíope, Haile Gerima.

“Nós temos uma poderosa arma, que é a memória, uma possibilidade de salvação não somente para nós, mas para o mundo”. Com essa percepção, o cineasta etíope Haile Gerima aponta os desafios impostos pelo racismo e as possibilidades de sua superação em Além do espelho.

O jornalista Edson Cardoso – Dedicou sua vida à militância negra. Dentre suas contribuições destacam-se a edição do Jornal Irohin (“notícia”, em Yorubá) publicado entre 1995-2000 e 2003-2009. O veículo cumpriu papel mobilizador da questão racial, pautando o racismo a partir de um ponto de vista primordialmente negro. Além disso, Cardoso teve participação decisiva em duas mobilizações políticas contra o racismo: as marchas Zumbi e Zumbi + 10, que aconteceram, respectivamente, em 1995 e 2005, e mobilizaram mais de três milhões de pessoas na capital do Brasil.

O cineasta Haile Gerima – O cineasta firmado nos Estados Unidos desde a década de 60, contribuiu para a formulação de uma estética independente de cinema negro no cenário norte-americano. Como um dos principais membros do movimento cinematográfico L.A. REBELLION, também conhecido como Los Angeles School of Black Filmmakers, o cineasta tem em sua filmografia internacional, obras de grande relevância para o enfrentamento do racismo. Seu mais aclamado filme, “Sankofa”, de 1993, apresenta a saga de africanos escravizados. Seu mais recente trabalho,“Teza”, lançado em 2009, explora os dilemas de um intelectual negro diante dos conflitos raciais na Etiópia e na Alemanha. Gerima é ainda professor da Faculdade de Cinema da tradicional Howard University em Washington D.C.

O encontro dessas duas referências, das histórias de vida e os comentários sobre o racismo e resistência negra são a base da marcante narrativa construída por Ana Flauzina, que é doutora em Direito pela American University e pós-doutora pelo Departamento de Estudos Africanos e da Diaspora Africana da University of Texas at Austin, Estados Unidos. Ana Flauzina atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFBA, além de co-fundadora da Brado Negro. Além do espelho marca sua estreia como diretora.

O documentário também será exibido no dia 29, às 19 horas, no Cineteatro Cachoeirano, em Cachoeira, e dia 30, às 19 horas, na UNILAB, em São Francisco do Conde. A entrada é franca.

A Saladearte Cinema da UFBA fica no Vale do Canela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *