Margareth Menezes aceita convite para assumir Ministério da Cultura no Governo Lula
Cantora baiana deve assumir pasta, que será recriada no Governo Lula
Convidada pelo governo Lula para assumir o Ministério Cultura, a cantora Margareth Menezes aceitou o convite para comandar a pasta. O nome da baiana foi indicação da esposa de Lula, Rosângela Silva, também conhecida como Janja. A confirmação, que ainda não foi oficializada, foi anunciada pela Folha de S.Paulo.
Antes de Menezes, outros nomes do meio artístico foram cotados para assumir o ministério, como a atriz Marieta Severo e o rapper Emicida, mas não aceitaram a proposta. No caso de Menezes, ela aceita a proposta depois de criticar a ausência de pessoas pretas entre os responsáveis por avaliar o setor durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro.
Recriação do Ministério
Desde maio deste ano, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prometeu recriar o Ministério da Cultura. Atualmente, o setor é apenas uma atribuição de uma secretaria especial do Ministério do Turismo.
Caso Menezes seja, de fato, confirmada como ministra do governo Lula, o novo presidente repetirá a escolha de convidar um artista baiano para comandar a pasta, como no início do seu primeiro mandato como presidente. Entre 2003 e 2008, Lula teve como titular da cultura o baiano Gilberto Gil.
Foto de destaque: Ricardo Stuckert