Projeto “Educação e Ciências” debate “Valores na Ciência e Pesquisa Integrativa” com o cientista Charbel El-Hani
Evento será na próxima quinta-feira (8), às 15h30
Charbel El-Hani, professor Titular do Instituto de Biologia da UFBA, é o convidado desta semana para o recém criado projeto “Educação e Ciências”, vinculado à disciplina “Tópicos em Ensino, História e Filosofia das Ciências” do PPGIM-UFBA. O evento será na próxima quinta-feira (8), às 15h30, no canal “Educação e Ciências” no YouTube.
A coordenadora do projeto, Deise Vilas Bôas (ICS-UFBA), explica a importância de trazer à luz esse tema com um pesquisador reconhecido internacionalmente e com uma ampla atuação inter/transdisciplinar dentro da universidade.
“É uma grande honra para nós desfrutarmos dessa partilha do conhecimento com Charbel, que há muitos anos desenvolve projetos dentro da Biologia realizando interfaces importantes entre Ciência e Tecnologia com Filosofia e Ciências Humanas, além fazer diversas interlocuções com a Comunidade fora da universidade. Charbel é grande entusiasta da Educação Científica e da Popularização da Ciência e para mim, particularmente, é uma inspiração. Acredito que muito do que precisamos para avançar no papel não apenas científico mas social que a universidade pública possui seja trazido pela trajetória dele e pelo trabalho desenvolvido pelas equipes que ele coordena”, afirma.
A professora ainda ressalta a importância do projeto por envolver grandes pesquisadores e estudantes da graduação. “Um dos aspectos mais importantes do projeto “Educação e Ciências” é fazer o debate com grandes pesquisadores na presença equalitária de alunos da Graduação e da Pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, subjetividades e instituições, juntamente com alunos e professores da Educação Básica. Em breve iremos introduzir também a participação de Ativistas e outras presenças não acadêmicas para contribuir nos debates. Acredito que seja da maior importância a diversidade para tratar de absolutamente todos os temas que nos diz respeito. A universidade e a própria Ciência perdeu muito com procedimentos e diálogos excessivamente endógenos e ensimesmados. Educação e Ciencias são temas amplos e universais”, pontua.
A proposta é de ofertar, com um enfoque contemporâneo, temas que contemplem lacunas na formação de alunos e professores das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Exatas, mas a partir de debates construídos em diálogo com as Humanidades, Letras, Artes. Em especial, construído por diferentes olhares, principalmente de alunos com subjetividades reprimidas das narrativas ao longo da História.
“No projeto, nossas conversas com conteúdos de Educação e Ciências são realizadas diretamente com negros, indígenas, mulheres, LGBTQs e pessoas com deficiência. As pautas abordadas envolvem sempre Direitos Humanos e Cidadania como intersecções obrigatórias. Horizontalizar e pluralizar os diálogos dentro da universidade contribui não apenas para universalizar o conhecimento e corrigir erros históricos, mas também para ofertar soluções mais afetivas, orgânicas, respeitosas e amplas para os problemas do mundo”, finaliza Deise.
Charbel El-Hani, convidado da semana para a Live do projeto, é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE) e coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) no IBIO-UFBA.