Em sua última edição, Ato de 4 apresenta cena sobre Victoria Santa Cruz
Última edição do mês de agosto do programa Ato de 4 promove debate sobre a mulher negra na próxima segunda feira
Por Lucas Arraz
4 cenas, 4 vezes por mês e sempre de graça. Essa é a proposta do Ato de Quatro, iniciativa de estudantes de teatro que selecionam todo mês 4 grupos de teatro ou atores independentes para 4 apresentações de 15 minutos todas as segundas feiras, ás 18h, na sala 05 da escola de teatro.
Na próxima segunda feira (29/08), acontecem as últimas apresentações do mês de agosto. No espetáculo “Valsa Nº 6”, adaptação do monólogo de Nelson Rodrigues, Sophia Colleti é Sônia, uma jovem assassinada que tenta juntar os fragmentos de sua memória. Em “Victoria Mulher”, é feita uma homenagem a Victoria Santa Cruz: poeta, coreógrafa, folclorista e estilista peruana. A história dela é usada como mote para trazer um recorte da mulher negra na sociedade .
As outras duas cenas são “Anamnesia in excelsis” e “Pare de olhar meus sapatos“. A primeira, segundo o grupo Ca Butiá, responsável pela apresentação, “interrompe o caminho que nossas reflexões tomam cotidianamente rumo ao esquecimento tornando invisível para nós algumas formas de vida”. Na segunda, Michaela Pacquola Janson é Sara, uma menina que não sabe o que está acontecendo ao se tornar adulta.
A entrada é franca e, especialmente nessa última edição de agosto, o grupo Anexus, responsável por “Victoria Mulher”, promove um debate sobre racismo, sexismo e estupro da mulher negra a partir das 19h.