Ato inter-religio por Mãe Bernadete Pacífico acontece neste sábado (02/9), em Simões Filho
Com o tema “Traga a sua fé, sua indignação e um alimento para partilharmos!”, o ato acontece 02/09 a partir das 10h, com a participação de organizações da sociedade civil
Unidas pelo amor e com o propósito de fortalecer as mobilizações por justiça para os assassinatos de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos (36), conhecido como Binho do Quilombo, em 2017, e de Maria Bernadete Pacífico (72), a ONG Koinonia Presença Ecumênica, em parceria com a Rede de Mulheres Negras da Bahia, Coletivo Iya Akobiode, Coalizão Negra por Direitos e CESE, convocam as comunidades religiosas, integrantes da sociedade civil organizada e pessoas sensíveis à causa, para comparecerem ao Ato Inter-Religioso no próximo sábado (02/8). A atividade acontece na Associação Etno Muzanzu Quilombo de Pitanga dos Palmares, conhecida também como Associação do Quilombo Caipora.
O local do assassinato de Mãe Bernadete receberá lideranças do movimento social, comunidades religiosas, integrantes da sociedade civil organizada ou não e representantes do poder público para construir um ato de amor e luta por justiça. Por acreditar na força da ocupação do território, agora sagrado, sacralizado pelo ejé/sangue vertido em seu solo que se torna um símbolo de resistência, esperança e fortalece a crença de que o direito à vida sem medo, para todas as pessoas, é possível.
Outro destaque da programação é uma refeição colaborativa, “um alimento para partilharmos” a ideia é que todas as pessoas presentes. Deste modo, a organização do evento convoca àqueles que puderem, a levarem um alimento pronto, podendo ser frutas, mingaus, cuzcuz, bolos, sucos, etc. Uma prática de fortalecimento que envolve conexões culturais, simbólicas e sagradas nas relações sociais do povo de religiões de matriz africana e para as comunidades tradicionais com os seus territórios.
A Diretora Executiva da ONG KOINONIA, Ana Gualberto, destaca a importância do ato de comer para a população de religiões de matriz africana, que significa honrar a ancestralidade e lutar pela própria existência dentro de um sistema capitalista e colonizador: “ao partilharmos alimentos, partilhamos vida, prosperidade, saúde, amor. Em meio a tanta violência é preciso demonstrar o amor e fortalecer a comunidade. Este ato inter-religioso é para provar que a comunidade quilombola não está sozinha.”
O Ato Inter-religioso, com concentração marcada para às 10h, ocorrerá a partir das 11h, a organização do evento pede que tragam suas faixas, cartazes, etc. A construção deste momento é para exigir que o Estado haja com isonomia e reafirme o seu compromisso com o estado democrático de direito, VIDAS NEGRAS IMPORTAM!
Entenda o caso
Maria Bernadete Pacífico, liderança do quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho, ao norte de Salvador, na Bahia. Ela foi brutalmente assassinada com 12 tiros na noite de 17 de agosto em seu terreiro.
Quem foi Mãe Bernadete?
Bernadete Pacífico era yalorixá de candomblé no quilombo de Pitanga dos Palmares e lutava pelo reconhecimento de suas terras, além de buscar justiça pela morte de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, outra liderança da comunidade quilombola que foi assassinada, no ano de 2017. O crime ficou sem solução, e Bernadete sempre levantou sua voz para buscar justiça.
O que: Ato inter-religio por Mãe Bernadete Pacífico
Quando: 02/09, a partir das 10h.
Onde: Associação do Quilombo Caipora, Quilombo de Pitanga dos Palmares, Simões Filho Bahia