Café Científico debate sobre o efeito dos barulhos da cidade no canto das aves
A próxima edição do Café Científico de Salvador traz como ponto de discussão “Os barulhos da cidade mudam o canto das aves?”. O evento acontece no dia 27 de junho, às 18h30, no Mercado do Rio Vermelho.
O Café Científico é um encontro que ocorre fora de ambientes acadêmicos tradicionais, e vai até cafés, restaurantes, bares e shoppings, para discutir ideias sobre ciência e tecnologia com cientistas e o público em geral. Neste mês, o evento aborda o tema da expansão acelerada dos centros urbanos e o seu impacto na comunicação sonora das aves.
Segundo a organização do evento, pelo fato desses animais utilizarem a comunicação acústica, os ruídos urbanos exercem uma forte pressão sobre esse comportamento. A palestra vai destacar a falta de estudos sobre o assunto em regiões tropicais e busca entender como as populações de aves ajustam o seu canto ao longo de um nível de ruído urbano na cidade de Salvador. Também serão abordadas possíveis consequências evolutivas do processo de urbanização.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS, pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE) e pela LDM – Livraria Multicampi , em parceria com o Shopping Paseo Itaigara ) e o Projeto Ciência na Rua.
O encontro é gratuito e não necessita de inscrição. Para mais informações sobre o café científico de Salvador, acesse http://cafecientificossa.blogspot.com